Categories: Negócios

10 tendências empresariais inovadoras para 2016

Um estudo da CIONET apontou dez tendências que estão a fazer desaparecer o paradigma empresarial tradicional. Já em 2016, poderão observar-se reconfigurações significativas ao nível das estratégias digitais e de negócio das grandes multinacionais, com a adoção de soluções inovadoras.

A investigação da comunidade CIONET revela dez tendências que vão a redirecionar o rumo dos negócios já no próximo ano. Na esfera dos modelos de negócio Business-to-Business (B2B), as empresas vão adotar soluções de Software-defined Anything, ou seja, serão cada vez mais comuns infraestruturas assentes em software que interligam dispositivos originários de diversas redes e plataformas (1). As empresas também abordarão, de modo exclusivo, a analítica através de modelos SaaS (2).

A mobilidade continuará a desempenhar um papel fundamental, na medida em que as equipas exteriores estarão conectadas à empresa e aos clientes mediante dispositivos wearable. A comunicação dentro e fora das empresas será potenciada por aquilo que a CIONET chama de Internet of Nano Things, que consiste em redes de nano objetos que comunicam e interagem mutuamente, criando canais multidirecionais de comunicação (3). Por outro lado, a impressão 3D adquirirá uma grande preponderância no ecossistema corporativo (4).

Relativamente ao mercado Business-to-Consumer (B2C), as principais tendências estão fortemente associadas à mobilidade, conectividade e interatividade. O setor do retalho investirá na apresentação de promoções baseadas na localização seu cliente, tornando mais eficientes as suas campanhas (5). Também neste ramo serão feitos progresso em matéria de otimização da experiência do consumidor in-store (6). A área da saúde adquirirá contornos mais móveis, com sistemas, dispositivos e infraestruturas que possibilitem o acompanhamento remoto dos pacientes, que pode ainda monitorizar o seu desempenho físico através de wearables (7).

Tecnologias que consigam analisar o estado emocional e o comportamento do consumidor (8) são uma das tendências que, segundo a CIONET, pautarão 2016. Pode esperar-se também o advento dos drones enquanto veículos publicitários (9) e a chegada dos tão aguardados carros conectados (10).

Rui Serapicos, sócio-gerente da CIONET Portugal, afirmou, em nota de imprensa, que a importância do fator inovação nas empresas nunca foi tão discutida, e que é essencial para que possam ser oferecidos serviços de maior qualidade ao consumidor. “A necessidade de inovar empresas já é assumida como premissa para tudo o resto, e cada vez mais, os conceitos de inovação, tecnologia e criação de valor se fundem”, comentou o executivo.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

4 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

6 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

7 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago