Novo Processador da Intel Itanium 9500 é omais sofisticado até hoje

Paralelamente, através deste novo processador, os OEMs serão ainda capazes de desenvolver uma plataforma única de motherboard para ambas as arquitecturas.

A série de processadores Intel Itanium 9500 já se encontra disponível, com preços que variam entre $1,350 e $4,650 por cada mil unidades.

Numa altura em que se assiste a um crescimento sem precedentes do uso de informação, as empresas necessitam cada vez mais de soluções de computação capazes de proporcionar um desempenho flexível e escalável para executar a maioria das aplicações de TI de missão crítica. A nova série de processadores Itanium 9500 da Intel é duas vezes mais potente do que a geração anterior, tornando-o ideal para a mais exigente carga de trabalho, incluindo análise de negócio, base de dados e aplicações Enterprise Resource Planning (ERP) de larga escala. Os sistemas baseados em processadores Intel Itanium são executados em mais de três quartos das 100 maiores empresas do mundo em setores como o aeroespacial, energético, lifesciences e telecomunicações. Com a série de processador Intanium 9500 da Intel, estes sectores irão beneficiar de um avanço em termos de performance e um aumento de resistência, disponibilidade e suporte técnico (RAS) mundial.

“Construído sobre uma nova microarquitetura e fornecendo o mais recente desempenho, a família de processadores Intel Itanium 9500 demosntra o compromisso contínuo da Intel em garantir uma resistência, disponibilidade e escalabilidade sem precedentes, como forma de responder às necessidades das aplicações críticas em todos os sectores” diz Diane Bryant, Vice-Presidente e Director Geral do Datacenter and Connected Systems Group da Intel.

Com 3,1 mil milhões de transístores, a série de processadores Intel Itanium 9500 é o processador geral mais sofisticado da Intel até à data. Suporta até o dobro dos núcleos (8 em vez de 4) do que a última geração de processadores; armazena até 54 MB do controlador de memória on-die e permite até 2TB de baixa tensão DIMMS numa configuração de quatro sockets. A velocidade do processador aumentou 40% no que diz respeito à diminuição de energia das configurações, comparativamente à geração anterior. A nova frequência varia a partir de73 GHz e um nível de potência de 130 watts, até 2.53 GHz a um nível de potência de 170 watts.

Ao disponibilizar o mais elevado nível de desempenho, os novos processadores Intel Itanium permitem implementações altamente escaláveis com disponibilização de topo para aplicações intensivas de dados, onde o tempo de inactividade não é uma opção. Os novos processadores incluem ERP, gestão da cadeia de abastecimento e software de gestão do relacionamento com o cliente (CRM).

Em 2012, a Intel introduziu a sua estratégia de plataforma comum que permite que os processadores Intel Itanium e Intel Xeon utilizem características de plataformas comuns, incluindo chipsets, interligações e memória. Esta estratégia permite à Intel ter a capacidade de potenciar a força das características do Intel Itanium RAS, de forma a beneficiar a família de processadores Intel Xeon E7, permitindo também que o Intel Itanium continue a extrair a eficiência e o valor da economia de maior volume. Para a próxima geração da família de produtos Intel Itanium, com o nome do código “Kittson”, a Intel irá utilizar um modelo inovador para o desenvolvimento do Intel Itanium e Intel Xeon, denominado “Modular Development Model”. O modelo vai alargar a estratégia de plataforma comum ao partilhar elementos ao nível de design de silício e compatibilidades de socket. O resultado da Intel passará por possibilitar uma forma ainda mais sustentável de disponibilizar os futuros processadores Intel Itanium no mercado. Paralelamente, através deste novo processador, os OEMs serão ainda capazes de desenvolver uma plataforma única de motherboard para ambas as arquitecturas.

A série de processadores Intel Itanium 9500 já se encontra disponível, com preços que variam entre $1,350 e $4,650 por cada mil unidades.