O “Boot to Gecko” (B2G) é o sistema operativo móvel da Mozilla com uma plataforma baseada na Web, terá por base o motor Gecko e utiliza o browser Firefox. Espera-se que este sistema operativo consiga disponibilizar funcionalidade dos smartphones em dispositivos menos capazes em termos de hardware.
Baseado em HTML5, o acesso é feito a partir de qualquer browser, pelo que pode ser usado a partir de qualquer smartphone, mesmo os da concorrência.
O B2G vai estrear-se no Brasil em resultado de uma parceria com a Telefónica. Em vista está a comercialização de terminais desbloqueados e com acesso à plataforma. Existe o projeto de expansão para outros territórios.
Em julho de 2011, em São Paulo, Gary Kovacs revelou estar a trabalhar num “sistema operativo completo e independente para uma Web aberta”. O anúncio agora feito vem ao encontro dessa revelação.
Jay Sullivan, o vice-presidente de área de produto da Mozilla, numa entrevista à imprensa internacional, revelou que este sistema operativo “é só o motor de renderização Gecko. É um kernel de Linux e usa os mesmos drivers que o Android. Por isso, os fabricantes podem pô-lo a funcionar [nos seus equipamentos] em poucos dias”.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…