PMEs portuguesas colocam domínio .EU no topo

10% reconhece a Notoriedade e Confiança (8%) destes domínios e afirma que os mesmos são sinal de Integração (8%) e posicionam a empresa na esfera europeia, agindo local e pensando global (33%).

A EURid, entidade designada pela Comissão Europeia para promover a identidade europeia na internet, através da promoção e gestão dos domínios .eu, realizou um estudo de imagem e satisfação direccionado para o tecido empresarial português, tendo em conta as 2500 maiores e melhores PMEs portuguesas.

Do total de empresas inquiridas, 74% já têm website na Internet, principalmente num domínio .pt (60%), em seguida domínios .com (20%) e .net (20%). Os domínios .eu estão em 3º lugar na resposta à questão “Quais os domínios que consideram que a empresa deveria exibir para se promover na Internet?”. O domínio .pt (62%) lidera o ranking e é seguido pelo domínio .com (56%).

A larga maioria dos inquiridos considera fácil obter informação sobre como e onde registar um domínio .eu (91%). Dos 6% de inquiridos que detêm domínios .eu, 82% tenciona renová-los. São 27% os inquiridos que reconhecem a Simplicidade e Celeridade do processo de registo.

Do total de inquiridos, 33% aponta a internacionalidade e a imagem (17%) como principais razões/vantagens na escolha de domínios .eu, reconhecendo que as empresas /Indivíduos projectam uma imagem Europeia (36%), concordando em larga maioria (77%) com a afirmação “.eu mostra que é Europeu” e que “dá Internacionalização” (27%). 10% reconhece a Notoriedade e Confiança (8%) destes domínios e afirma que os mesmos são sinal de Integração (8%) e posicionam a empresa na esfera europeia, agindo local e pensando global (33%).