Xerox Portugal inaugura Global Delivery Centre Lisbon

Com a inauguração do Global Delivery Centre Lisbon, a Xerox responde pro-ativamente enquanto empresa inovadora, contribuindo para o desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos e ajuda as empresas nacionais a reduzirem custos e trabalharem de modo mais eficiente.
 
 

A Xerox Portugal inaugurou hoje o Global Delivery Centre Lisbon, um centro de excelência localizado na sede da Xerox Portugal em Lisboa, com objetivo de gerir contratos globais de Managed Print Services. Esta operação faz parte de um conjunto de Centros de Delivery localizados pelo mundo nomeadamente na Irlanda, em Dublin, América do Norte e na região da Ásia-Pacífico, fruto da joint-venture com a Fuji-Xerox. A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Energia e da InovaçãoProf. Carlos Zorrinho, Ursula Burns, CEO da Xerox Corporation, Pedro Quintela, diretor-geral da Xerox Portugal e Luís Florindo, director executivo da AICEP.
 

Nesta primeira fase este centro já criou meia centena de postos de trabalho qualificados, tendo como previsão duplicar a capacidade até ao final do ano, continuando o investimento no aumento da capacidade do centro em 2012. O investimento associado entre infra-estrutura, pessoas e processos é de 2,5 milhões de euros.
 

Por outro lado, e num contexto económico em que as exportações são apontadas como uma forma de alavancar a economia, 90% do volume de faturação do Global Delivery Centre Lisbon é prestação de serviços para contratos globais a nível Europeu. No seu total, o centro em Lisboa gere actualmente 27.000 equipamentos sendo uma percentagem deles multimarca em cerca de 40 contratos, estando já a ser programada a migração de mais 20 contratos até o final de 2011.

 
Serviços na Cloud

O Global Delivery Centre Lisbon é um centro de operações que presta um conjunto de serviços na cloud e que tem influência no trabalho diário de milhares de pessoas a nível global, pelo que o nível de qualificação e formação dos colaboradores é elevado. O centro utiliza metodologias Lean Six Sigma avaliando de forma contínua pessoas, processos e procedimentos, para permitir o cumprimento dos exigentes níveis de serviços.

Entre outras atividades este centro opera como um service desk que pode, mediante os requisitos dos clientes funcionar como 1º ou 2º nível de suporte para a gestão pró-activa e reactiva de todas as questões operacionais de um parque de impressão, qualquer que seja a sua dimensão, características ou mesmo marcas dos equipamentos a gerir. Desde as atividades mais simples às mais complexas, são realizadas monitorização e encomendas de consumíveis, acções reactivas de suporte à manutenção dos equipamentos, suporte aos utilizadores, despiste técnico, resolução de anomalias, entre outras.
 
O serviço prestado aos contratos geridos pelos GDC’s, cumprem métricas facilmente mensuráveis e comprováveis, como são o facto de 80% de todas as questões relacionadas com a gestão diária dos parques de impressão serem resolvidas de modo pró-activo pelos agentes, sem intervenção directa dos clientes. Isto permite que o nível de disponibilidade dos equipamentos seja de 98% ao longo de toda a vida dos contratos.
 

Por outro lado, com esta tipologia de contrato de Managed Print Services, o cliente sabe que passará a ter um único ponto de contacto para gestão de todas as questões relacionadas com a sua infraestrutura de impressão. “Foi com enorme entusiasmo que recebemos a indicação da Xerox Europa para instalar o 2º Centro Europeu em Lisboa, mais precisamente no Edifício da Xerox Portugal. Esta instalação é bastante importante para a organização em Portugal no sentido que representa, por um lado, um voto de enorme confiança na nossa capacidade de liderança e por outro, porque é mais um factor diferenciador para a Xerox Portugal na sua oferta valor nesta área de negócio, dos serviços geridos de impressão.
  

Para Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e da Inovação “esta inauguração confirma a confiança das grandes empresas internacionais na economia portuguesa e o desenvolvimento dum nicho tecnológico com elevado potencial”. Com a inauguração do Global Delivery Centre Lisbon, a Xerox responde pro-ativamente enquanto empresa inovadora, contribuindo para o desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos e ajuda as empresas nacionais a reduzirem custos e trabalharem de modo mais eficiente.