Lanfestival reúne 20 mil adeptos das novas tecnologias em Abrantes

A receita obtida será aplicada em ações de apoio ao acesso a computadores por crianças desfavorecidas.

Organizada pela associação juvenil Knockout, a iniciativa realiza-se na Quinta de Santa Catarina num espaço ao ar livre com uma área de 180 mil metros quadrados onde acontecem atividades tecnológicas, culturais e desportivas e onde os interessados nas áreas da informática e das novas tecnologias vão poder competir na esfera virtual, com os computadores ligados em rede, até ao final da tarde de domingo.

Inês Santos, uma das coordenadoras do Lanfestival, disse à Lusa que “a lotação está esgotada para a Lanparty”, com 120 participantes inscritos e oriundos de “todo o país”.

Com um investimento na ordem dos 30 mil euros e tendo como ponto de partida as novas tecnologias de informação, esta iniciativa reunirá num mesmo espaço, e em simultâneo, “atividades diversas para diferentes públicos” como o “Virtual World”, o “Real World” e o “Fun World”.

“Serão três mundos à disposição dos visitantes”, disse Inês Santos, que conta com a ajuda de cerca de uma centena de colaboradores para a realização do evento.

Internet, balneários e campismo coberto são algumas ofertas à disposição dos visitantes, sendo que a “Console Zone”, com Consolas Wii e Playstations 3, será de livre acesso a todos os visitantes.

O funcionamento de um parque aventura com atividades de slide, rappel, escalada, karts, BTT, rally e paintball, a par da atuação de bandas musicais, integram também o programa do Lanfestival de Abrantes.

O evento tem ainda uma componente social, através da realização de uma campanha de sensibilização junto dos participantes. A receita obtida será aplicada em ações de apoio ao acesso a computadores por crianças desfavorecidas.