Categories: EmpresasNegócios

Refer Telecom investe 950 mil euros em serviços ´cloud´ para as PME

O 'cloud computing', ou nuvem de computação, é uma tecnologia que permite oferecer recursos de computação (ou seja, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que estão alojados numa espécie de nuvem na Internet, o qual pode ser acedido em qualquer momento pelos utilizadores sem necessidade de recorrerem a especialistas informáticos.

A partir de hoje, a operadora de telecomunicações Refer Telecom passa a fornecer “serviços e soluções na área de 'cloud computing'”, utilizando a tecnologia da HP, representando um investimento “de cerca de 950 mil euros”, afirmou hoje, em conferência de imprensa, Eduardo Pinto, presidente da comissão executiva da empresa.

Esta solução é dirigida às pequenas e médias empresas (PME) e permite redução de custos nos departamentos informáticos.

“Detetámos uma oportunidade de crescer junto das pequenas e médias empresas”, afirmou Eduardo Pinto, acrescentando que a oferta deste tipo de tecnologia vai “permitir custos mais baratos”, com reduções de 22 por cento na área das tecnologias, pelo que a solução “ajusta-se” às PME.

Dentro de três a quatro anos, a Refer Telecom estima um volume de negócios na área de 'cloud computing' acima dos 650 mil euros.

Eduardo Pinto adiantou que a Refer Telecom está disponível para incluir o investimento inicial em 'hardware' dos clientes na 'cloud', desde que as infraestruturas sejam compatíveis. Nos casos em que não forem, a empresa encontrará uma solução à medida do cliente.

Já o diretor de coordenador de infraestruturas e operações da Refer Telecom, Pedro Gonçalves, destacou o serviço de 'data center virtual' (centro de dados virtual), que permite aos clientes o acesso a uma infraestrutura de alto desempenho.

Estes 'data centers', considerados de última geração, estão situados em Lisboa, Porto e Viseu.

“Há uma aposta muito significativa no 'data center virtual'”, afirmou Pedro Gonçalves, sublinhando que a solução “cloud computing” permite oferecer às empresas um serviço à sua medida sem nunca perder a gestão.

Este serviço, acrescentou Pedro Gonçalves, é dirigido ao mercado empresarial e é pós-pago e toda a sua oferta é alargada ao território nacional, logo os dados “são protegidos pela lei nacional”, o que é uma garantia para os clientes.

“A nossa nuvem é portuguesa” sublinhou Eduardo Pinto, acrescentando que numa primeira fase a empresa pretende consolidar “a experiência no mercado nacional” e eventualmente avançar para a internacionalização deste segmento de negócio dentro de dois a três anos.

No final da conferência, numa curta intervenção, o presidente do conselho de administração da Refer Telecom e administrador da Refer, Alberto Castanho Ribeiro, salientou que há quem aponte para “reduções de custos de 30 por cento em novas tecnologias informação” com a utilização da 'cloud computing'.

Este “é um passo significativo”, disse o executivo, dando como exemplo a possibilidade da solução ser utilizada pelo setor dos transportes públicos, já que se poderia incluir os diversos servidores das várias empresas numa “nuvem”, reduzindo assim substancialmente os custos.

admin

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

21 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago