iNova.Gaia conquista distinção em eficiência energética com solução Dosapac Energy Manager

O Dosapac Energy Manager representou um investimento em I&D de mais de 6 anos na área da Eficiência Energética, sendo um dos nossos principais pilares na estratégia de internacionalização.”, refere José Mota, Presidente do Conselho de Administração da Dosapac.

A solução premiada pela EDP foi a Dosapac Energy Manager, concebida e implementada pela Dosapac na incubadora do norte. Este prémio distingue as melhores iniciativas a nível nacional na área da Eficiência Energética e da Qualidade Ambiental.

O Dosapac Energy Manager é uma ferramenta de gestão integrada dos consumos energéticos em edifícios que permite a optimização dos recursos face ao perfil de utilização e de conforto dos seus ocupantes. Alia as mais recentes tecnologias em termos de gestão técnica às necessidades do negócio que exigem um elevado detalhe para o controlo de custos ao nível de cada espaço.

A redução de custos alcançada com o Dosapac Energy Manager é potenciada em edifícios que possam ser intervencionados na fase de projecto, mas os ganhos alcançados em edifícios já existentes podem chegar aos 30%, dependendo da abrangência da intervenção, das características arquitectónicas do edifício e das tecnologias aplicadas.

“A aposta na eficiência energética foi para nós uma escolha natural dada a nossa política a nível de sustentabilidade, aliando as vertentes ambiental e económica com a nossa vocação tecnológica. Na procura de soluções, o Dosapac Energy Manager foi a escolha óbvia dado o desafio proposto à partida.”, explica Engº Sérgio Nova, responsável pelo projecto de eletricidade do edifício da iNova.Gaia ( Divisão Municipal de Equipamentos Municipais da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia).

“É com satisfação que vemos o reconhecimento pela EDP da solução implementada na iNova.Gaia. O Dosapac Energy Manager representou um investimento em I&D de mais de 6 anos na área da Eficiência Energética, sendo um dos nossos principais pilares na estratégia de internacionalização.”, refere José Mota, Presidente do Conselho de Administração da Dosapac.