O mais poderoso centro de dados online do mundo

“No coração da estratégia da HP está o nosso compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias economizadoras de energia, que podem reduzir os custos de investimento em centros de dados, bem como a sua complexidade e os próprios custos das operações.”
 
 

O sistema da Green, que emprega servidores HVDC da HP, é a aplicação mais poderosa, até esta data, de tecnologia CC num centro de dados. Os testes de desempenho demonstraram que o novo sistema de distribuição de energia da Green é cerca de 10 por cento mais eficiente do que a tecnologia comparável, em corrente alternada (CA). Além disso, os custos de investimento do sistema ficaram 15 por cento abaixo dos de um sistema em CA equivalente.
 
Com a adição de quase seis milhões de novos servidores em cada ano, as necessidades de energia dos centros de dados estão a crescer anualmente em cerca de 10 por cento, exigindo soluções mais eficientes e fiáveis. Os sistemas CC são menos complexos que os sistemas CA, requerendo menos conversões de energia. Como consequência, o espaço necessário é menor em cerca de 25 por cento, e reduzem-se os custos em equipamentos e sua instalação, gestão do imobiliário e manutenção.
 
“Em todas as nossas áreas de negócio, os clientes estão a exigir maior fiabilidade e eficiência energética, e a energia CC é uma solução eficaz”, disse Tarak Mehta, director da divisão Low Voltage Products da ABB”. A Zurich-West servirá como uma demonstração mundial de que a tecnologia CC é complementar nos centros de dados, uma vez que aumenta a fiabilidade, minimizando os custos de instalação, pegada ecológica e manutenção. ”
 
“A implementação de tecnologia CC em 380V no nosso centro de dados é parte da nossa estratégia de optimização de energia a longo prazo, um grande passo que estabeleceu um novo padrão na indústria”, comentou Franz Grueter, CEO da Green. “Quando em plena carga, o sistema resultará numa poupança de energia de até 20 por cento, no consumo de energia da rede para o computador e nos sistemas de arrefecimento.”
 
A ABB instalou a solução de distribuição de energia de 1MW em CC para expandir em 1.100m2 o centro de dados Zurich-West, que tinha já 3.300m2. Com o apoio da Validus DC Systems, uma empresa ABB, a engenharia do projecto foi concebida para cumprir os rigorosos padrões ecológicos da Green, e inclui um acordo de manutenção.
 
O projecto está em linha com o objectivo da ABB de criar novas opções de energia através da expansão de aplicações CC. A empresa foi pioneira em tecnologias que tornaram possível a conversão entre sistemas em CA e CC, e foi a primeira a comercializar o transporte de energia CC em alta tensão. A ABB está agora a usar tecnologia CC em aplicações de média e baixa tensão para carregamento de veículos eléctricos, sistemas de distribuição de energia em navios, em edifícios e centros de dados.
 
A HP forneceu o sistema HVDC, os servidores (HP DL 385), o sistema de armazenamento (HP X 1800 G2) e o sistema HP BladeSystem c3000. Estes sistemas representam o início da estratégia da HP para lançar o portefólio IT da empresa com apoio para tecnologia de alta tensão em CC.
 
“A Green foi à procura de um parceiro de TI que pudesse fornecer soluções HVDC, capazes de satisfazer necessidades específicas de um centro de dados”, disse Ron Noblett, vice-presidente do departamento Infrastructure and Storage da HP. “No coração da estratégia da HP está o nosso compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias economizadoras de energia, que podem reduzir os custos de investimento em centros de dados, bem como a sua complexidade e os próprios custos das operações.”