Tecnológicas brasileiras “infiltram-se” em Portugal

Em parceria com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro) – uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e consolidar a inovação de empresas da região de Aveiro e das empresas de TI em Portugal – haverá encontros empresariais entre brasileiros e portugueses com o objetivo de prom

Este ano, o evento em Portugal vai decorrer entre os dias 19 e 21 de junho, nas cidades de Lisboa, Aveiro e Porto. Estão programados encontros empresariais, conferências e reuniões com empresas do setor de tecnologia da informação (TI) brasileiras e europeias.
Segundo Alberto Blois, coordenador do evento, a aproximação entre Brasil e Portugal em Tecnologia da Informação ganhou folego em 2008 quando algumas empresas brasileiras participaram no Portugal Tecnológico. “Desde então, as parcerias entre instituições europeias e brasileiras têm ocorrido”.
 
Brasil só agora olha para o exterior
 
A realidade do mercado brasileiro é diferente da nacional. Basta olhar para os números. Só no Rio de Janeiro existem qualquer coisa como cinco mil empresas de tecnologia, na sua maioria micro-negócios. Em conversa com a B!T, Alberto Blois explicou que, até agora, as empresas brasileiras, de uma forma geral, não olhavam para o mercado externo, ou seja, focavam-se basicamente no mercado interno. No entanto, Blois acredita que essa tendência está a alterar-se e as empresas de TI procuram agora novas oportunidades no exterior. “A questão é que não sabem muito bem como o fazer. E por isso mesmo estes tipo de iniciativas são importantes. Porque ajudam as empresas brasileiras a conhecerem novos mercados, nomeadamente o português, mas também mostram aos portugueses o potencial do mercado brasileiro. Funciona nos dois sentidos.” Além do mais, o coordenador do evento admite que Portugal pode ser um excelente país-base para operações na Europa e na África. “Por outro lado, para as empresas portuguesas, o Brasil pode tornar-se numa excelente primeira oportunidade de internacionalização. Afinal, falamos a mesma língua e o nosso mercado é grande…”
 
Evento consolidado
 
Em 2010, na primeira edição do Rio Info Portugal, participaram 16 empresas brasileiras. Já no ano seguinte, o evento consolidou-se e contou com uma delegação brasileira com mais de 30 participantes e cerca 80 empresas portuguesas. “É uma excelente oportunidade para a troca de experiências, apresentação de novas ideias e ampliação de parcerias comerciais internacionais.”
O evento será distribuído pelas três cidades portuguesas e inclui visitas técnicas às empresas locais e espaços desportivos, reuniões sobre setores específicos, conferências e encontros de negócios, com empresas brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. Em parceria com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro) – uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e consolidar a inovação de empresas da região de Aveiro e das empresas de TI em Portugal – haverá encontros empresariais entre brasileiros e portugueses com o objetivo de promover parcerias.