Green IT Awards distingue cloud da Ricoh

Atingimos os nossos objectivos, criando uma estrutura segura e robusta, ao mesmo tempo que reduzimos o nosso impacto de CO2, pelo que esta distinção dos Green IT Awards é uma magnífica validação da nossa decisão e do trabalho da equipa que fez deste projecto um êxito.”

A infra-estrutura europeia da cloud privada da Ricoh, concebida e implementada em colaboração com a Infosys, venceu um Green IT Award, na categoria de “Cloud / Virtualisation Project of the Year”.
 
A equipa associada ao projecto apresentou uma plataforma de TI escalável, flexível e ágil para a Ricoh na Europa, que resultará na remoção de mais de 1000 servidores na região EMEA e na redução de 16,8 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 3350 automóveis.
 
A cloud privada da Ricoh faz parte da estratégia da empresa para a centralização da infra-estrutura de TI de todas as operações europeias, com o objectivo de criar um ambiente de TI mais eficiente.  Trata-se de um alicerce fundamental para proporcionar aos colaboradores e clientes da Ricoh o acesso a aplicações e dados de forma segura a partir de qualquer ponto da Europa e de qualquer dispositivo. O projecto contribui também para a estratégia ambiental global da Ricoh, que tem como objectivo reduzir o consumo de energia em 87,5% até 2050.
 
Os Green IT Awards são um conceituado fórum que distingue produtos, fornecedores e projectos inovadores que contribuem de forma significativa para um melhor desempenho ambiental do sector de TI. Os critérios de avaliação incluem, entre outros, o grau de originalidade e inovação em soluções, políticas e produtos ecológicos, bem como a verificação do respectivo impacto sustentável positivo na actividade, fornecedores e clientes.
 
Ian Winham, CIO e CFO da Ricoh Europa, afirmou “Acreditamos veementemente que a cloud é o cerne do local de trabalho no futuro. A decisão de implementar uma cloud privada foi impulsionada pela necessidade de gerir os volumes de informação cada vez maiores, a dispersão geográfica dos colaboradores e a necessidade de aumentar a capacidade de resposta e responder às exigências dos clientes. Atingimos os nossos objectivos, criando uma estrutura segura e robusta, ao mesmo tempo que reduzimos o nosso impacto de CO2, pelo que esta distinção dos Green IT Awards é uma magnífica validação da nossa decisão e do trabalho da equipa que fez deste projecto um êxito.”