Forum ISO 20000 para a melhoria da gestão de serviços de TI

Desenvolvida originalmente pela BSI (British Standards Institute) e depois convertida em standard internacional ISO, a norma está alinhada e foi construída sobre os princípios de ITIL e oferece às organizações a possibilidade de ver a sua infra-estrutura de gestão de serviços TI certificada.

 

No passado dia 27 de Setembro de 2012, teve lugar pelo terceiro ano consecutivo, o Fórum Internacional ISO 20000, consolidado como o encontro empresarial português para a melhoria da gestão de serviços de TI. O Grupo Ozona especializado em Virtualização e Cloud Computing, líder em consultoria de implementação de ITIL e ISO20000, coordenou o evento.
 

No Fórum estiveram presentes mais de 100 quadros diretivos de empresas portuguesas e contou com a participação de vários oradores de prestígio internacional. Apreciaram as melhorias adquiridas com a aplicação das normas ISO na gestão de serviços e outras áreas relacionadas, e discutiram o caminho e futuro das empresas regidas e orientadas por ISO 20000 e ITIL.
 

Foram apresentados vários Case Studies, entre os quais o caso de sucesso do Instituto de Informática I.P. do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, a Divisão de Informática e Sistemas de Informação dos SMAS de Oeiras e Amadora, a primeira organização a alcançar a certificação ISO 20000:2011 em Portugal e os Serviços Tecnológicos Partilhados da Universidade de Lisboa, a primeira organização portuguesa certificada com ISO 20000.
 

Pedro Guerreiro, Director da Ozona Consulting, comentou, após a realização do Fórum, “estes resultados provam que estamos no caminho certo e que o sector das Tecnologias de Informação precisa de autoridades regulamentares para que a qualidade dos serviços se mantenha em crescimento, reflectindo-se no aumento da produtividade e performance das empresas Nacionais”.
 

A ISO 20000 veio proporcionar um meio que permite às organizações trabalharem conforme as melhores práticas de gestão de serviço TI. Desenvolvida originalmente pela BSI (British Standards Institute) e depois convertida em standard internacional ISO, a norma está alinhada e foi construída sobre os princípios de ITIL e oferece às organizações a possibilidade de ver a sua infra-estrutura de gestão de serviços TI certificada.

O grupo integra a Ozona Tecnologia, especializada em Virtualização e Cloud Computing, e a Ozona Consulting, especializada em consultoria de implementação de ITIL e ISO20000.

Para mais informações sobre o Fórum Internacional ISO 20000 aceda a: www.forumiso20000.com