O futuro da economia nacional está nas Tecnologias da Informação e Comunicação

Para além do crescimento, prevemos que daqui a três anos quase metade da informação vai estar na cloud”.

A IDC é uma empresa especializada na área de market intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das tecnologias de informação, telecomunicações e

O maior evento na área de tecnologia, o ‘Directions 2012’ da IDC, teve lugar no passado dia 18 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril. A 15ª edição do conceituado evento esteve acima de tudo focada no atual contexto económico, que é percecionado como uma oportunidade de reestruturação e de reorganização do tecido económico nacional. Um dos pilares desta mudança é, como não poderia deixar de ser, o setor das tecnologias de informação e comunicação, para que a economia portuguesa tenha a possibilidade de se tornar competitiva a nível global.

Assim, a ‘Directions 2012’ contou com 800 participantes, mais 10% do que no ano anterior, e reuniu especialistas dos mais variados campos das TI’s, como sejam as áreas da banca, seguros, administração pública, ensino, media e artes que partilharam casos de sucesso para ajudar a relançar o futuro das empresas em Portugal.

Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, diz que a crise que vivemos vem acompanhada duma alteração do paradigma tecnológico, que na sua opinião “passa por quatro pilares tecnológicos: cloud computing, mobilidade, big data e social business”.

Carlos Nuno Oliveira, o secretário de estado do empreendedorismo, criatividade e inovação, afirma que a economia digital é uma prioridade para que Portugal venha a ser parte do segundo grupo de países mais inovadores até ao ano de 2020.

Richard Villars, vice-presidente da IDC para as áreas de research relacionadas com cloud e big data entende que “cada vez temos mais aparelhos, mais aplicações, mais conteúdo, o que irá acabar fazer com que os conteúdos digitais continuem a crescer exponencialmente nos próximos anos. Para além do crescimento, prevemos que daqui a três anos quase metade da informação vai estar na cloud”.

A IDC é uma empresa especializada na área de market intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das tecnologias de informação, telecomunicações e eletrónica de consumo, que vem a ser subsidiária da IDG (International Data Group) por sua vez focada na área dos media tecnológicos, estudos de mercado e de eventos.