IBM responde a desafios de segurança em Big Data, Mobile e Cloud Computing

Além disso, a IBM está a anunciar também novas funcionalidades na sua plataforma QRadar, com a capacidade de integração em infraestruturas Cloud.

Para assegurar um controlo eficaz da utilização e integração de recursos Cloud com recursos internos da organização, o novo IBM Security Privilege

No sentido de reduzir os grandes desafios de segurança que as organizações enfrentam na implementação de soluções Cloud, Mobile e Big Data, a IBM acaba de anunciar um amplo conjunto de ofertas de software na área da segurança para ajudar as organizações a protegerem os dados e as identidades dos seus utilizadores e dos seus clientes de forma holística. As novas capacidades do software da IBM permitem um maior controlo sobre os dispositivos móveis, mitigar ameaças internas e externas, reduzir riscos em ambientes Cloud e estender a segurança às bases de dados.

“Está a ocorrer uma mudança de paradigma na forma como as empresas estão a proteger os seus dados”, disse Brendan Hannigan, General Manager, IBM Security Systems. “Hoje, os dados estão em todo o lado – dispositivos móveis, na Cloud, em plataformas sociais. Isto está a criar enormes quantidades de informação, forçando as empresas a irem além dos paradigmas atuais, desenvolvendo novas abordagens de segurança”.

De acordo com o estudo IBM Global Reputational Risk and IT Survey de 2012, os executivos seniores de empresas de todo o mundo identificam como principais riscos em TI o roubo de informação e de identidades e o uso de tecnologias emergentes, como Cloud, plataformas sociais e móveis.

Com este anúncio, a IBM lança 10 novas soluções com o objetivo de ajudar as empresas a otimizar as suas capacidades de, em tempo real, gerir a sua segurança em ambientes Big Data, Mobile e Cloud Computing.

Segurança em tempo real para ambientes Big Data

Com o rápido crescimento e diversificação da informação de negócio, as empresas começam a olhar para lá das suas bases de dados para encontrarem outras fontes de informação menos estruturadas. Hoje, o estado da arte das tecnologias, incluindo ambientes baseados em Hadoop, abriram a porta a um mundo de possibilidades. Ao mesmo tempo, como as organizações consomem mais dados, enfrentam também riscos significativos através de um cenário de ameaças complexas, e um número crescente de leis e regulamentos. As abordagens tradicionais de proteção de dados são muitas vezes insuficientes para responder a esses requisitos.

Com este anúncio, a IBM está entre as primeiras a oferecer soluções de segurança de dados para Hadoop e outros ambientes de Big Data. Particularmente o sistema Guardium que tem a capacidade de monitorizar em tempo real e de fazer um reporting automático de conformidades sobre sistemas baseados em Hadoop, como por exemplo as soluções InfoSphere BigInsights e Cloudera. Com um controlo federado sobre as várias fontes de dados, as empresas conseguem entender padrões de acesso a aplicações e dados e prevenir a perda ou fuga de informação, e implementar controlos eficazes sobre a informação. Adicionalmente, a IBM oferece a capacidade de fazer Data Masking e despersonalização de dados sensíveis no momento em que saem dos seus sistemas.

Melhor proteção no acesso a informação em ambientes móveis

A IBM está a anunciar um sistema de autenticação e de controlo de acessos baseado em métricas de risco para utilizadores de dispositivos móveis. Sistema este que integra com ambientes de desenvolvimento para plataformas móveis de forma a facilitar a implementação de mecanismos mais fiáveis de segurança desde a sua fase de desenvolvimento.

A IBM transforma Cloud Security

Para tirar partido do potencial do Cloud Computing, as empresas procuram soluções integradas de segurança para as ajudar a lidar com os riscos.

Com a nova IBM SmartCloud para Patch Management Solution, as atualizações de software são geridas automaticamente; os ciclos de correção conseguem reduzir-se de semanas para horas, minimizando assim os riscos de segurança. Além disso, a IBM está a anunciar também novas funcionalidades na sua plataforma QRadar, com a capacidade de integração em infraestruturas Cloud.

Para assegurar um controlo eficaz da utilização e integração de recursos Cloud com recursos internos da organização, o novo IBM Security Privileged Identity Manager foi desenhado para resolver de forma proativa os desafios de integração dos dois mundos mantendo a conformidade com regras internas e impostas à organização.