Dell desenvolve arquitetura Fluid Data

Por outro lado, as melhorias no software Dell PowerVault MD3 e o PowerVault DL2300 já se encontram disponíveis.

Pegando nas palavras de Darren Thomas, Vice President e General Manager da Dell Storage, «a natureza das TI e as funções que um datacenter deve desempenhar numa organização estão a mudar rapidamente, à medida que os clientes são confrontados com vários modelos de fornecimento de tecnologia, muitas vezes competitivos – do cliente para a cloud e para a convergência».
 
Existem duas melhorias evidentes no seu portfólio, sendo elas o novo software Dell Compellent Storage Center 6.3 e, ainda, o recente software Dell PowerVault MD3.
 
No que diz respeito ao Dell Compellent Storage Center 6.3, este proporciona uma maior escalabilidade e desempenho às unidades Dell Compellent. Com o Storage Center 6.3, os controladores Compellent SC8000 têm a oportunidade de melhorar o seu desempenho até 100%, quando executados em cargas de trabalho empresariais. Com esta novidade, a Dell torna-se o primeiro fornecedor de soluções de armazenamento a anunciar uma rede Fibre Channel end-to-end com capacidade de 16Gb.  
 
Posto isto, quais são, então, as melhorias empresariais proporcionadas pelo Storage Center 6.3? Há, efetivamente, melhorias ao nível da replicação síncrona, que pode aumentar a resiliência para recuperar dados e disponibilizar uma maior flexibilidade de replicação multi-site. Há, ainda, melhorias ao nível da segurança e da redução do tempo de administração, com suporte do Active Directory e LDAP. Finalmente, é importante referir também a integração alargada da Microsoft com suporte do novo Windows Server 2012.
 
Quanto ao Dell PowerVault MD3, este oferece capacidades superiores de proteção de dados, desempenho, capacidade e virtualização. No que respeita aos desenvolvimentos da proteção de dados, foram incluídos um conjunto de discos que descomplicam a gestão e aperfeiçoam o desempenho da reconstrução, ao distribuírem dados ao longo de todas as drives. As capacidades de aplicação, integração e eficiência do novo software PowerVault MD3 incluem suporte VMware vStorage APIs for Array Integration (VAAI), o que permite aos clientes reduzir o peso de determinadas tarefas, que estejam relacionadas com o armazenamento do servidor para as unidades PowerVaul.
 
Segundo Dan Marbes, Lead Systems Engineer do Associated Bank, «o armazenamento Dell Compellent desempenha um papel fundamental na nossa infraestrutura de TI, e continuamos a aguardar com expectativa novos desenvolvimentos e ferramentas que possam ajudar-nos a ir ao encontro das necessidades da empresa, em termos de armazenamento. A oportunidade de aumentar até duas vezes o desempenho, ao executar as nossas aplicações, significa um acesso mais rápido á informação importante, quando os nossos utilizadores precisam. Antecipamos também, com grande expectativa, a integração da autenticação no Active Directory, para gerir o acesso a estes recursos de forma mais eficaz».
 
Prevê-se que o Dell Compellent Storage Center 6.3 esteja disponível no 2.º trimestre de 2013. Por outro lado, as melhorias no software Dell PowerVault MD3 e o PowerVault DL2300 já se encontram disponíveis.