ACEPI anuncia resultados do Barómetro Trimestral

Os resultados deste período apontam para três grandes tendências que consideramos serem da máxima relevância para o nosso país, testemunhando as enormes potencialidades que o comércio eletrónico possui: o aumento do número de sites inquiridos que realizou vendas no estrangeiro; o aumento da percenta

Os resultados do Barómetro Trimestral ACEPI/Netsonda “Comércio Eletrónico em Portugal”, relativos ao primeiro trimestre de 2013, revelam um aumento das vendas fora de Portugal (59% dos websites inquiridos), comparativamente ao 4º trimestre de 2012.
 
Para além disso, podemos afirmar que 64% dos websites inquiridos afirmou ter aumentado o seu volume de vendas, face ao 4º trimestre do ano passado, tendo 20% registado um volume de vendas superior a 1 milhão de euros. Por outro lado, 11% referiu que o número de clientes que fez compras no seu website cresceu mais de 100%. Quanto ao ritmo de crescimento das vendas, 27% dos websites inquiridos considera que vai mantê-lo, registando-se uma subida acentuada por comparação com o último trimestre de 2012. Finalmente, os locais privilegiados apontados para os websites promoverem os seus negócios foram as redes sociais (77%) e a publicidade online (71%).
 
Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, referiu que “este barómetro constitui uma importante ferramenta de aferição regular do estado do comércio eletrónico em Portugal. Os resultados deste período apontam para três grandes tendências que consideramos serem da máxima relevância para o nosso país, testemunhando as enormes potencialidades que o comércio eletrónico possui: o aumento do número de sites inquiridos que realizou vendas no estrangeiro; o aumento da percentagem de vendas realizadas através de dispositivos móveis; e a preferência pelas redes sociais como plataformas de comunicação e divulgação das marcas e dos negócios.”