Hackers comprometem dados da Carphone Warehouse

A Carphone Warehouse – empresa britânica que vende telemóveis e smartphones – foi vítima de um ciberataque. Acredita-se que a privacidade de mais de 2,4 milhões de clientes foi comprometida, sendo que 90 mil, poderão ter ficado com informação de cartões exposta.

O ataque terá acontecido há cerca de duas semanas, ainda que só tenha sido descoberto na última quarta-feira. A informação obtida inclui nomes, endereços, datas de nascimento e dados referentes a contas bancárias.

Face ao acontecimento, a Carphone Warehouse está a avisar os clientes afetados e promete tomar medidas de segurança adicionais, pelo que já reforçou a segurança dos sistemas violados.

Uma vez que os detalhes dos cartões de crédito estavam cifrados, os cibercriminosos não conseguiram aceder aos dados dos clientes da Currys e da PC World. Também não chegaram à grande maioria da informação dos clientes da Carphone Warehouse, na medida em que a mesma é mantida em sistemas separados.

Em declarações ao The Independent, Alan Woodward, conselheiro da Europol e professor de cibersegurança na Universidade de Surrey, afirma que este ataque terá sido “um dos maiores dos últimos anos” no Reino Unido.