Tourism Innovation Competition debate o papel do digital no desenvolvimento turístico

A conferência Tourism Innovation Competition apresentará, no próximo dia 18 de setembro, os três finalistas do concurso mundial de ideias para descobrir a solução mais inovadora para medir o comportamento dos turistas. Nils Fonstad, perito do MIT em liderança digital e no papel da informação para a competitividade das organizações, será um dos oradores convidados. O evento será organizado pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Os inovadores foram desafiados para encontrar métodos ou estratégias que permitissem a recolha e sistematização de informação de valor para os diferentes stakeholders a atuar na área do turismo. A iniciativa visa ajudar a desenhar o comportamento dos turistas que visitam o nosso país, promovendo, ao mesmo tempo, a inovação e o empreendedorismo.

O objetivo desta ação foi o de enriquecer o conhecimento existente sobre os comportamentos e atividades de turistas e contribuir para a gestão deste sector nas diferentes partes do mundo. A solução vencedora receberá um prémio de dez mil euros ou uma bolsa para o The Lisbon MBA no valor de 18 mil euros. Os outros dois finalistas receberão dois mil euros cada um.

Na conferência será igualmente debatida a importância da inovação para a gestão, que contará com um painel de discussão sobre “Turismo 2.0: O papel do digital no desenvolvimento turístico e como a indústria se deve adaptar a essa mudança”, moderado por Pedro Oliveira, diretor académico do The Lisbon MBA.

Para além da confirmação de Nils Fonstad, os participantes incluem o SEO e gerente de marketing online do grupo Pestana, Marco Gouveia, e o vice-presidente da Socialbakers para a América Latina e Europa do Sul, Cesar Christoforidis. A sessão terá também a presença dos Deans das duas escolas de negócios que dirigem o The Lisbon MBA, Francisco Veloso, da Católica-Lisbon, e Daniel Traça da Nova SBE, bem como o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo.