Categories: Segurança

5 recomendações da Check Point que ajudam a prevenir ciberataques

“Hoje em dia, a tendência do cibercrime tem um dos seus focos na engenharia social”, destaca, em comunicado, Rui Duro, diretor de vendas da Check Point para Portugal, “e a usurpação de identidades nas redes sociais é usada com frequência para perpetrar ataques que podem causar danos terríveis, já que são feitos de um modo sofisticado, o que dificulta a sua detecção, e são muito eficazes, afectando tanto computadores particulares como redes empresariais, muitas vezes por descuido dos próprios colaboradores”.

Face aos vários esquemas e burlas perpetrados nos últimos meses, a Check Point aconselha aos seus utilizadores algumas normas básicas de comportamento para evitar estes ataques de engenharia social:

  1. Comprovar a autenticidade dos perfis. O utilizador não deve aceitar convites de particulares com um número de amigos “suspeito”. No que respeita a marcas ou empresas, deve-se comprovar que são procedentes das páginas oficiais e que não foram criadas.
  2. Não fornecer qualquer dado pessoal. Há que ter em conta que qualquer dado que se revele pode ser usado para um futuro ataque. Para além da informação pessoal de tipo financeiro ou bancário, existem muitos outros dados que podem ser sensíveis, como os números de telefone, dados da empresa em que se trabalha, etc.
  3. Bloquear e denunciar. Caso o utilizador se depare com um perfil suspeito ou um comportamento estranho nas redes sociais, deve denunciá-lo e alertar para que outros utilizadores possam também ser avisados.
  4. Cuidado com o que se partilha. Ter atenção à informação que se partilha e com quem é partilhada é essencial. Muitas vezes, os cibercriminosos adivinham as perguntas de controlo dos serviços web para restabelecer passwords e obter acesso indevido às contas.
  5. Manter os equipamentos que utilizamos protegidos e com o software sempre atualizado. Nas redes empresariais, é essencial implementar soluções adaptadas às necessidades específicas do negócio.
Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago