1º Encontro da Rede TIC e Sociedade teve lugar em Lisboa

Durante o 1º Encontro da Rede TIC e Sociedade, que decorreu ontem no Centro de Congressos de Lisboa, foi apresentada a Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais, pela Secretaria de Estado da Ciência, Leonor Parreira. A iniciativa deu destaque ao papel dos membros da Rede TIC e Sociedade na prossecução de uma política de Inclusão e Literacia Digitais em Portugal.

Além da apresentação foi dado a conhecer o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e todas as potencialidades disponíveis para a concretização de projetos inovadores nesta área.

O evento contou com cerca de 500 membros, onde constaram empresas, unidades de investigação, universidades, escolas e municípios. O objetivo da Rede TIC e Sociedade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) foi o de unir sinergias e potenciar recursos que contribuam para a inclusão e literacia digital em Portugal.

O principal foco da Rede TIC e Sociedade passa por reduzir a percentagem da população portuguesa que nunca utilizou a Internet, ainda em cerca de 30 por cento, e que se encontra excluída dos benefícios resultantes do uso das tecnologias de informação e da comunicação.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, responsável pela coordenação das políticas públicas da Sociedade da Informação e do Conhecimento, entende necessária a articulação entre os diversos atores envolvidos de forma a garantir que cada cidadão possa beneficiar dos serviços, das funcionalidades e de toda a informação que necessitar e que a utilização, ou não, da Internet possa ser uma escolha de cada cidadão e não uma imposição pela falta de acesso, oportunidade ou conhecimento.