Suíça torna-se o país parceiro da próxima edição da CeBIT

A Suíça será o país parceiro da CeBIT 2016, que decorrerá de 14 a 18 de março. Marius Felzmann, chefe de divisão da CeBIT na Deutschen Messe AG Hanôver, e Ruedi Noser, presidente da ICTswitzerland, assinaram em Berlim o contrato de parceria. Desta forma a CeBIT, o maior evento da digitalização, coloca no centro das atenções uma nação que é um dos líderes mundiais no uso das tecnologias digitais.

“Não existe país que se dedique tão intensivamente ao tema da digitalização – a Suíça estava predestinada a tornar-se país parceiro da próxima CeBIT.”, refere, em comunicado, Oliver Frese, do conselho de diretores da Deutsche Messe AG. “As empresas e instituições suíças irão trazer à CeBIT o seu know-how de excelência e as suas soluções inovadoras, proporcionando um grande impulso para o mundo digital e suas indústrias utilizadoras em todo o mundo” acrescentou.

A Suíça é considerada um dos países mais inovadores do mundo. Reconhecida internacionalmente como uma grande referência da investigação e desenvolvimento, é um dos países mais ricos do mundo – e está na avaliação das estratégias de digitalização em primeiro lugar. De acordo um estudo recente da EY, cerca de 80 por cento das empresas suíças veem a digitalização da economia como uma oportunidade para o seu negócio. O valor médio dos outros países é apenas cerca de 64 por cento.

Também a BITKOM – Associação Alemã de Tecnologia de Informação, Telecomunicações e Novas Medias vê um grande potencial na parceria entre a CeBIT e a Suíça. “ A Suíça pertence atualmente ao top 10 de parceiros comerciais das empresas alemãs do setor do IT e das telecomunicações. Para além disso, dois terços dos nossos associados informaram num questionário que a Suíça seria para eles um mercado interessante.”, afirma, no mesmo documento, Dr. Bernhard Rohleder, CEO da BITKOM.

Em 2015, a CeBIT teve um reforço significativo da presença portuguesa através da participação de 24 empresas: hook biz, Lda.; BeaAnywhere, Lda.; FAMASETE – Tecnologia de Informação Ltd.; Q-Better, Lda.; SDILAB – Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda.; M.S.N.F. Soluções Informáticas, Lda.; B2Cloudev – Desenvolvimento de Soluções Cloud, Unipessoal, Lda.; IT Peers – Serviços em Tecnologias de Informação SA; MainCapital, Infrastructures & Managed Services SA; INOVA + SA – Services of Consutancy in Technological Innovation; FreedomGrow – Sistemas Informação, IncreaseTime SA; Aveicellular Comunicações; Acessórios Lda.; Sensefinity Lda.; e as startups Portugal Capital Ventures SCR SA, Auditmark SA, Streambolico SA, Wizdee SA, Amanhã Global SA, Xhockware SA, Muzzley SA, C-Side SA, Aptoide e Liquid Data Inteligente SA.