Alcatel-Lucent e Deutsche Telekom disponibilizam primeira rede terrestre LTE do mundo

A Alcatel-Lucent assinou um contrato com a Deutsche Telekom para disponibilizar a primeira rede terrestre LTE do mundo que comunica com aviões e que complementa serviços de satélite da Inmarsat, para responder rapidamente à crescente procura de ligações de banda larga nos voos europeus.

A European Aviation Network (EAN) será constituída por uma componente de rede terrestre LTE facultada pela Alcatel-Lucent, usando os seus rádios especialmente adaptados e o IP Mobile Core, combinada com uma componente de rede de satélite.

Os passageiros poderão utilizar os seus dispositivos pessoais móveis equipados com Wi-Fi para acederem à maior das redes usando uma transição impercetível entre a rede terrestre LTE e a rede de satélite. A rede irá ainda assegurar oportunidades para que as transportadoras aéreas ofereçam serviços de dados inovadores aos seus passageiros.

A Deutsche Telekom e a Alcatel-Lucent levaram a cabo testes em voo com a rede baseada em LTE e estão neste momento a trabalhar em parceria com a Inmarsat, um prestador de serviços de comunicações por satélite que opera com LTE na S-band. A Deutsche Telekom e a Inmarsat anunciaram recentemente uma parceira estratégica para que a European Aviation Network possa desenvolver e disponibilizar comercialmente a rede na Europa com um programa de testes de voos planeado para a rede híbrida de LTE e satélite em 2017.

A Alcatel-Lucent irá ainda facultar operações de rede e serviços de campo para a rede terrestre LTE à Deutsche Telekom. O acordo com a Deutsche Telekom destaca a forma como a Alcatel-Lucent está a trabalhar com os prestadores de serviço para disponibilizar avanços palpáveis no que respeita a inovações nas comunicação a novos mercados de forma a satisfazer a crescente procura de ligações ininterruptas.