NEC e KT colaboram no desenvolvimento redes 5G

A NEC Corporation formalizou um acordo com a KT Corporation (KT), operadora de telecomunicações baseada na Coreia do Sul, para colaborarem no domínio das redes móveis de comunicações 5G. As duas empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento dos serviços 5G da KT, através da investigação, desenvolvimento e teste de tecnologias relacionadas com o 5G. As empresas irão também contribuir conjuntamente para as atividades de normalização do 5G.

Ambas as empresas têm vindo a colaborar em soluções de Redes Definidas por Software (SDN), estando presentemente a realizar também atividades conjuntas de investigação e desenvolvimento em áreas como a Virtualização de Funções de Rede (NFV) e a Gestão e Orquestração de Redes (MANO), com o objetivo de otimizar as redes para a responderem à crescente necessidade de prestar serviços de telecomunicações diferenciados e avançados. Ao alargar o âmbito da sua colaboração, as empresas irão aprofundar a investigação e desenvolvimento de tecnologias para as redes do futuro, incluindo 5G e SDN/NFV.

A KT divulgou recentemente a sua visão “GIGAtopia”, de acordo com a qual as ligações à Internet serão dez vezes mais rápidas, para ligar as pessoas e todas as “coisas” à Internet, o possibilitando a criação de serviços integrados e aumentando a sofisticação das tecnologias de informação e de comunicação.

A ideia da NEC é proporcionar valor acrescentado e uma infraestrutura social avançada aos seus clientes, através da sua tecnologia e de toda a sua experiência nas áreas das tecnologias de informação e das redes, e da disponibilização de soluções de rede avançadas com base em tecnologias NFV e 5G. Na área de SDN/NFV, a NEC está a trabalhar com a sua filial NetCracker Technology, uma empresa que desenvolve soluções MANO para virtualização.

Através desta colaboração, a NEC e a KT irão conjugar os seus ativos tecnológicos, por forma a contribuir para os serviços 5G da KT, através do desenvolvimento de tecnologias que permitam satisfazer os requisitos das redes 5G, tais como os de elevada velocidade e capacidade, tempos de processamento mais rápidos e a possibilidade de ligação simultânea de inúmeros dispositivos.

Shunichiro Tejima, vice-presidente executivo da NEC Corporation, diz, em comunicado, que, “com esta nova colaboração para as redes 5G, conseguimos aprofundar ainda mais o nosso relacionamento com a KT. Através da conjugação da experiência de ambas as empresas, acredito firmemente que seja possível que a KT e a NEC possam contribuir para a realização de um inovador sistema de serviços de comunicação na Coreia do Sul, um dos países mais avançados na tecnologia de comunicações e em infraestruturas.”