NEC implementa centro de operações de segurança na Indonésia

A NEC Corporation anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança, do Centro de Coordenação de Infraestruturas Internet da Indonésia (Id-SIRTII / CC), para uma colaboração na área da segurança cibernética, na Indonésia.

A Id-SIRTII / CC é uma agência do Ministério da Tecnologia, Comunicação e Informação da Indonésia, sendo responsável pela criação de um ambiente seguro para as comunicações assentes na Internet, dentro do país.

No âmbito deste memorando, a NEC irá trabalhar em colaboração com a Id-SIRTII / CC na conceção de um modelo de referência para um Centro de Operações de Segurança (SOC), que responda aos requisitos das agências governamentais da Indonésia, bem como de um plano detalhado de desenvolvimento de recursos humanos para o SOC.

Adicionalmente, a NEC e a Id-SIRTII / CC vão estudar a possibilidade de colaborarem no desenvolvimento de medidas de proteção contra ameaças e ataques cibernéticos na região, utilizando a informação sobre segurança que se encontre na posse da Id-SIRTII.

Em 2014, a NEC estabeleceu a Cyber ​​Security Factory no Japão, uma organização especializada e dedicada à luta contra as ameaças e os ataques cibernéticos. A Cyber Security Factory permite assegurar a vigilância permanente das redes e dos websites dos clientes, o desenvolvimento dos recursos humanos de forma a garantir a formação de profissionais de segurança qualificados, e a função de ciber-inteligência para a análise dos ataques cibernéticos.

Em dezembro de 2012, a NEC tinha já assinado um acordo de parceria com a INTERPOL. Nos termos desse acordo, a NEC concluiu a entrega dos principais elementos técnicos do Centro de Crime Digital da INTERPOL, que foi criado dentro do Complexo Global para a Inovação da INTERPOL (IGCI), em Singapura, em abril de 2015.

“Na Indonésia, deparámo-nos com um rápido crescimento da procura, por parte dos setores público e privado, de proteção ativa de informação através da introdução e operacionalização de medidas contra ataques cibernéticos”, disse, em comunicado, Rudi Lumanto, diretor executivo da Id-SIRTII /CC. “Acreditamos vivamente que a NEC, com a sua vasta experiência em segurança cibernética, terá um papel crucial em suportar os nossos esforços para implementar e operar um centro de operações de segurança de âmbito nacional.”

“Consideramos que a assinatura deste MoU é o reconhecimento por parte da Id-SIRTII /CC do nosso grande historial em operações de SOCs, incluindo as nossas contribuições para o Centro de Crime Digital da INTERPOL”, referiu, no mesmo documento, o diretor-geral do Departamento de Soluções de Segurança Nacional da NEC Corporation, Hiroyuki Nagano. “Para lidar com ataques cibernéticos cada vez mais complexos e sofisticados, a partilha de informação cibernética entre as organizações que se dedicam a mitigá-los assume uma importância crítica. Através desta colaboração com a Id-SIRTII /CC, a NEC reforça o seu compromisso de contribuir para a criação de um espaço cibernético mais seguro e mais confiável, tanto no Japão como na Indonésia.”