Novas small cells da Alcatel-Lucent fornecem cobertura residencial superior

A Alcatel-Lucent anuncia a disponibilização das novas small cell residenciais com suporte para múltiplos standards.

Desenvolvidas em colaboração com a Qualcomm Technologies, Inc. (QTI), uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, a nova tecnologia de small cells da Alcatel-Lucent vai permitir aos operadores aumentarem a conectividade e cobertura 3G e 4G LTE no mercado residencial, melhorando significativamente a experiência de voz e de transferência de dados via wireless, através dos equipamentos móveis.

Garantir uma experiência de elevado desempenho dentro dos lares tem-se revelado um desafio, nomeadamente numa altura em que os utilizadores aumentam tendencialmente o consumo de vídeo nos dispositivos móveis sem estarem preocupados com a tecnologia de acesso à rede que estão a utilizar. Se as redes móveis 3G e 4G LTE não conseguem chegar aos lares, toda a experiência móvel pode ficar comprometida e os utilizadores são obrigados a recorrer às redes Wi-Fi. Apesar da indústria continuar a trabalhar arduamente para garantir a transição entre as redes móveis e Wi-Fi, a estratégia alternativa passa por simplesmente ‘encolher’ a rede móvel e trazê-la para dentro de casa.

A solução 9961 Multi-Standard Home Cell (MSHC) da Alcatel-Lucent oferece não só uma cobertura de voz 4G LTE (VoLTE) de alto desempenho e serviços de dados para o mercado residencial, mas também suporte à base alargada de equipamentos 3G. Ao mesmo tempo, pretende garantir uma mobilidade total aos utilizadores com a rede macro, sempre que estes se desloquem para fora de casa. O equipamento é uma unidade ‘plug-and-play’ de segurança reforçada, suportada por um rápido sistema de gestão de provisionamento da Alcatel-Lucent que permite aos utilizadores uma configuração simples e rápida dos dispositivos.

O rápido desenvolvimento da Home Cell MSHC surge integrado na histórica colaboração entre a Alcatel-Lucent e a Qualcomm Technologies que envolveu a solução 9962 Multi-Standard Enterprise Small Cell, lançada em 2014, que foi um sucesso comercial por fornecer cobertura móvel 3G/4G e Wi-Fi e suporte para médios e grandes espaços interiores.