QNAP lança novos sistemas NAS com escalabilidade à prova de futuro

Estes NAS foram criados para oferecer uma solução de armazenamento de alto desempenho e sem compromissos para pequenas empresas e utilizadores de grupos de trabalho com um preço que pretende ser apelativamente acessível.

Os novos modelos estão preparados para virtualização, aplicações de contentorização, soluções de backup avançadas, transcodificação de vídeo em tempo real e offline, tecnologia QvPC, reprodução de vídeo por HDMI com um controlo remoto incluído, e muitas outras funcionalidades que oferecem aos utilizadores empresariais e de SOHO a possibilidade de criarem uma moderna e acessível solução de armazenamento.

Os modelos TS-251+ e TS-451+ são baseados em processadores Intel Celeron de quarto núcleos a 2 GHz (com capacidade de funcionamento em picos até 2,42 GHz) e 2GB/8GB RAM DDR3L de elevada eficiência energética.

Estas máquinas incluem também portas gigabit LAN duplas capazes de uma largura de banda até 225 MB/s e de transferências até 205 MB/s com encriptação AES 256-bit de volumes e pastas.

Esta nova série de NAS corre o QTS 4.2, um sistema operativo inteligente para NAS que inclui uma série de funcionalidades que dão maior capacidade aos negócios e aplicações domésticas. Os utilizadores podem correr múltiplas aplicações no NAS em máquinas virtuais baseadas em Windows, Linux, UNIX e Android através da Virtualization Station e operar múltiplos sistemas Linux isolados. A Container Station integra tecnologia de virtualização simples LXC and Docker que permitem às apps serem descarregadas a partir do Docker Hub Registry integrado.

Longe de estar limitado a modelos topo-de-gama, o TS-x51 inclui a muito antecipada função de “snapshot” (requer um mínimo de 4GB de RAM). O QTS Storage Manager pode criar “snapshots” em segundos quer para volumes e LUN (Logical Unit Numbers) e os utilizadores podem também usar replicação de “snapshots” e clonagem de tarefas.

Esta série de NAS oferece igualmente soluções de backup flexíveis para Windows e Mac bem como soluções de disaster recovery com Replicação Remota em Tempo Real, rsync e backup em serviços na nuvem.

Os utilizadores podem facilmente operar o TS-251+ e o TS-451+ como um PC utilizando a tecnologia QvPC. Ao ligar um rato, teclado e ecrã HDMI, é possível aceder diretamente aos dados armazenados, correr múltiplas máquinas virtuais, navegar na web, desfrutar de vídeos 1080p com o controlo remoto incluído, áudio HD até 7.1 canais com o Kodi, monitorizar vídeo em tempo real na Surveillance Station e muito mais.

O NAS possui também capacidades de transcodificação em tempo real e offline bem como a possibilidade de streaming de fotos, música e vídeos em diferentes divisões a partir de uma só unidades utilizando Bluetooth, dispositivos USB, HDMI, DLNA, Apple TV e Chromecast como sistema de controlo multi-zona.

O TS-x51 foi concebido para organizações que procuram criar uma nuvem privada e segura com inúmeras funcionalidades, incluindo partilha de ficheiros multi-plataforma para utilizadores Windows, Mac, Linux e UNIX; suporte para Windows AD, serviços LDAP e Windows ACL; servidor VPN com L2TP/IPsec, OpenVPN, e suporte PPTP; verificação de dois passos; acesso encriptado – e muito mais.

As empresas de hoje exigem também soluções económicas capazes de oferecer armazenamento escalável e flexível para um crescimento rápido dos dados. A conceção escalável do TS-x51 suporta capacidade de expansão online através da ligação dos chassis de expansão QNAP UX-800P de 8 baías ou UX-500P de 5 baías de forma a aumentar a capacidade total até 96TB.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

2 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

5 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago