71% das PMEs portuguesas consideram importante ter uma estratégia digital

A PSE realizou o estudo “Retrato Digital das PME Portuguesas” que mostra o estádio de maturidade das PME na adopção de tecnologias digitais e sociais. A pesquisa realizada em parceria com o IAPMEI foi apresentada ontem em Lisboa e revela que apesar 71% das PMEs portuguesas consideram importante desenvolverem uma estratégia digital, mas que mais do que três quartos ainda estão num estádio elementar ou inexistente.

As principais dificuldades na transformação digital das PME são a ausência de recursos humanos e técnicos, competências e capacidades, a utilização ineficiente de canais de comunicação e a falta de cultura analítica.

Para o desenvolvimento digital destas PME, a PSE considera que é urgente apostar no  desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing), na formação dos recursos humanos e  criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital, assim como na definição de métricas e indicadores de negócio para a criação de uma cultura analítica.

No entanto, foi possível apurar que as PME de maior dimensão têm um nível de maturidade superior porque apresentam melhor performance essencialmente em 2 dimensões, nos recursos humanos e na análise.

Esta primeira edição do estudo “Retrato Digital das PME” resulta de um inquérito online realizado a 1132 PMEs, de vários setores de atividade em Portugal continental. entre os meses de abril e maio de 2017.