8% das organizações portuguesas afetadas pelo trojan Agent Tesla

A nível global, o setor mais visado é a Educação/Investigação, uma tendência que foi acompanhada tanto na Europa, como a nível nacional.

A Check Point Research publicou o seu Índice Global de Ameaças referente a novembro de 202, onde dá conta que, mundialmente, o Trickbot permanece no topo da lista de malware, afetando 5% das organizações.

Há a destacar ainda o reaparecimento do Emotet que regressa ao índice global para ocupar a sétima posição.

Em Portugal, as tendências distinguiram-se do resto do mundo, com o Agent Tesla a encabeçar a lista, impactando 8% das organizações nacionais.

A CPR revela também que, a nível global, o setor mais visado é a Educação/Investigação. Esta tendência foi acompanhada tanto na Europa, como a nível nacional, onde este setor apresenta igualmente o maior número de ataques.

Apesar dos grandes esforços da Europol e de vários agentes legais para, no início deste ano, derrubar definitivamente o Emotet, o notório botnet voltou à atividade em novembro e é já o sétimo malware mais utilizado.

Este mês, o Trickbot lidera o índice pela sexta vez e está até envolvido com a nova variante do Emotet, que tem vindo a ser instalada em máquinas infetadas utilizando a infraestrutura do Trickbot.

O Emotet está a ser disseminado através de e-mails de phishing que contêm ficheiros Word, Excel e Zip infetados que implantam o Emotet no dispositivo da vítima.

Os assuntos atribuídos aos e-mails são, por norma, intrigantes, como eventos noticiosos atuais, faturas e memorandos corporativos falsos que incitam as vítimas a abri-los.

Mais recentemente, o Emotet começou a disseminar-se também através de pacotes maliciosos do Windows App Installer que se fazem passar pelo software Adobe.