Sage anuncia aquisição da Spherics

Com esta aquisição, a tecnológica pretende apoiar os clientes na sua jornada para se tornarem neutros em emissões de carbono.

A Sage anunciou ter concluído a aquisição da Spherics, uma solução de contabilização de carbono para ajudar as empresas a compreender e a reduzir o seu impacto ambiental com facilidade.

Esta aquisição “demonstra o compromisso da Sage para com a sustentabilidade, bem como a sua ambição de derrubar as barreiras que se colocam às PME e apoiá-las na sua jornada para se tornarem neutras em emissões de carbono (net zero) através da sua rede digital de confiança“.

Automatizando o processo, a Spherics incorpora dados do software de contabilidade de um cliente e faz corresponder as transações a fatores de emissões para criar uma estimativa inicial da sua pegada de carbono.

Posteriormente, a Spherics orienta o utilizador para aperfeiçoar esta estimativa, submetendo dados (detalhes do escritório, deslocações dos colaboradores, consumo de energia) para calcular as emissões.

Recorde-se que em 2022, a Sage comprometeu-se a combater as alterações climáticas e a proteger o planeta de três formas: reduzindo as suas próprias emissões em 50% até 2030 e tornando-se net zero até 2040; apoiando as PMEs para que também se tornem net zero; e defendendo a criação de políticas e quadros regulamentares para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

“Sabemos que as PMEs se preocupam com o impacto que têm no ambiente, e a nossa investigação mostra que querem trabalhar com fornecedores e parceiros que as possam ajudar a compreender e resolver esta questão,” afirmou Amaya Souarez, EVP Cloud Operations da Sage.

Ao apoiar os clientes com análises baseadas em gastos, a Sage está a ajudar as PME a aplicar fatores de emissão de carbono às categorias de aquisição (como entrega, alojamento, eletricidade, viagens, etc.) para estimar a pegada de carbono associada a uma transação.

Esta abordagem é amplamente utilizada e está alinhada com o Protocolo de Gases com Efeito de Estufa, a norma globalmente acordada para medir as emissões de carbono.