Digitalização: setor segurador enfrenta um triplo desafio

O setor dos seguros é uma das indústrias que mais pode beneficiar deste tipo de automatização”, que passa pelas tarefas do dia a dia.

O negócio dos seguros em Portugal enfrenta um triplo desafio em resposta à crescente digitalização da sua atividade; a necessidade de centrar os seus serviços no cliente através de uma hiper personalização dos mesmos, aproveitar as tecnologias para aplicar medidas de impacto no negócio e a criação de uma cultura de dados na organização.

Assim o destaca a Keepler Data Tech numa avaliação do setor através de uma perspetiva tecnológica e empresarial. Propõe uma solução: a prática de uma gestão eficiente do enorme volume de dados.

Iván Avilés, Business Development Manager para o setor dos seguros na empresa, resume comentando que “é uma questão de entender a digitalização como a chave para ser competitivo no setor”.

De acordo com a sua experiência neste campo, é necessário “identificar primeiro a situação real da organização em termos de dados, de modo a definir um programa de modernização tecnológica e estabelecer um roadmap de ações-chave de alto impacto que permitam a implantação rápida de aplicações, assim como medir o seu sucesso na melhoria dos processos com os clientes”.

A Keepler coloca a visão de 360º do cliente como um dos projetos chave de modo a evoluir e revolucionar a gestão dos seus clientes. Com base nos dados, interações, gostos ou preferências expressos através de multicanais, o utilizador pode ser reconhecido com um identificador único, o que melhora a caracterização e, consequentemente, a oferta.

O setor dos seguros é uma das indústrias “que mais pode beneficiar deste tipo de automatização”, que passa pelas tarefas de rotina de back-office, tais como a revisão automática de documentos; o próprio serviço ao cliente, acelerando a transcrição de áudios e a sua posterior análise; ou a revisão e avaliação automática de danos em veículos ou habitações através da vision computing.