Academia Siemens 4.0 pretende incentivar indústria 4.0 em Portugal

Alfragide, Leiria e Aveiro vão receber os três primeiros centros tecnológicos de experimentação da Siemens

Com o objetivo de apoiar projetos destinados à Indústria, foi hoje anunciado pelo Governo o nascimento destes centros, resultado da iniciativa Indústria 4.0.

Desde o desenho à promoção, serão projetadas iniciativas que irão modernizar a indústria, neste centro. A CADflow e a BEEEVERYCREATIVE são ambas empresas portuguesas que foram juntas para a criação I-Experience 4.0 Centers. A primeira empresa centra-se no suporte técnico de software para indústria e a segunda desenvolve tecnologia na área da impressão 3D. As duas empresas vão agora, acompanhados da Siemens “preparar o capital humano português para os desafios colocados pela digitalização, potenciando o desenvolvimento de projetos inovadores, disponibilizando, para tal, tecnologia de ponta.” explica o comunicado da empresa.

A Siemens vai também colaborar com a 4AC-Industry 4.0, uma incubadora criada pelo Governo. Em parceria com o CEiiA e a Startup Portugal. A nova aceleradora de projetos prende “apoiar startups tecnológicas para fornecer à indústria hardware e software, bem como na transformação de ideias em produtos, no desenvolvimento de produto e também na fase de scale-up”.  Vai ser uma central entre a indústria, os centros tecnológicos, as incubadoras, as universidades, empreendedores e claro, investidores e stakeholders de empreendedorismo que possam investir nos projetos.

Os centros 4.0 da Siemens têm as portas abertas a quem pretender desenvolver projetos e estarão equipados com material de automação e modelagem, para simular e testar os produtos. A Siemens disponibiliza coaching nos projetos e apoio financeiro atráves do Next47,a unidade independente da Siemens AG.

Com a 4ª revolução industrial à porta, António Mira, diretor para a indústria da Siemens Portugal, explica que  “O nosso objetivo é ajudar na formação de todos aqueles que queiram participar connosco na transformação da indústria e dotá-los de todas as ferramentas necessárias para ajudarem o País a dar este importante salto tecnológico”.

A Academia Siemens 4.0 vai trabalhar em conjuntos com universidades, escolas superiores e como programa Qualifica IT, para formação e reconversão de recursos humanos na tecnologia de informação