Ações da Lenovo descem depois de corte no rating

A Lenovo, que anunciou investimentos na ordem dos cinco mil milhões de dólares no último mês, teve a maior queda em cinco anos, em Hong Kong, depois de, pelo menos, cinco agências de rating terem cortado as suas ações.

AçõesA empresa chinesa caiu 16 por cento, para 8,41 dólares de Hong Kong (cerca de 0,80 euros), cortando 2,2 mil milhões de dólares do seu valor de mercado, a maior queda desde janeiro de 2009. A maior fabricante de computadores pessoais do mundo, segundo a Bloomberg, viu o seu rating cortado pela UBS AG, Morgan Stanley, Jefferies Group, JI-Asia Research e Kim Eng Securities.

o CEO Yang Yuanqing anunciou os dois maiores negócios da história da empresa numa semana, enquanto procura fazer crescer a queda global do envio de PC. A compra dos servidores low-end x86 da IBM traz novos clientes corporate à empresa, enquanto o negócio seguinte, a compra da Motorola à Google, foi criticado por adicionar um negócio não lucrativo com vendas baixas.

“Esperamos um impacto negativo no lucro de rede da Lenovo, pelo menos a curto prazo, com a aquisição da Motorola Mobility”, afirma Grace Chen, analista da Morgan Stanley, no seu relatório do dia 31 de janeiro. “Vai levar algum tempo até que a Lenovo comece a lucrar com o negócio”.

Arthur Hsieh, analista na UBS, escreveu no seu relatório de três de Fevereiro, que a compra da Motorola Mobility era “um mal necessário” para ajudar a Lenovo a aumentar a sua presença nos Estados Unidos e aumentar o seu portfólio de patentes.

Ainda assim, espera-se que a Motorola Mobility perca dinheiro nos próximos três anos fiscais e isso vai pesar nos lucros da Lenovo, explica Hsieh para o corte nas ações para “neutro”, descendo a perspetiva do preço dessas mesmas ações para 10,30 dólares de Hong Kong.