AFFINITY: Um novo conceito das TI’s em Portugal

Em Setembro 2012, surgiu a AFFINITY, uma nova empresa de serviços na área das Tecnologias de Informação e Telecomunicações com os serviços de Outsourcing, Nearshore e Mobile.

* Por Carlos Correia, CEO da Affinity

Hoje, passados quase 3 anos de actividade, a empresa conta já com 150 colaboradores, uma carteira de 60 Clientes, um volume de negócios de 3M€ em 2014, e uma previsão de 6M€ em 2015, tem participado em projectos em mais de 8 países até ao momento e é uma média empresa (estatuto atribuído pela IAPMEI em 2015).

Duplicamos a estrutura nos dois primeiros anos e queremos repetir o feito pelo 3.º ano consecutivo.

Reconheço que face ao contexto particular do mercado, e à competividade do sector, a AFFINITY tem tido um crescimento em tudo invulgar. De uma forma muito simples, isso deve-se em grande parte a várias práticas de gestão que fomos adoptando. Não inventámos nada, simplesmente adoptámos algumas boas ideias e inovámos noutras, e não abdico delas no meu dia-a-dia.

Enquanto CEO da AFFINITY, prezo por adoptar estratégias claras e que sejam compreendidas por todos os AFFINITY Players. A cada área interna aloco pessoas motivadas e pró-activas que tenham a capacidade de se superarem diariamente; mantenho uma boa descrição de funções e planos de carreira para que cada colaborador esteja alinhado com a visão, missão e objectivos da empresa; e, considero que a diversão e o elevado profissionalismo não têm que se incompatíveis. Neste sentido existem na AFFINITY inúmeros eventos, actualmente já contámos com uma banda interna, os Desaffinity e ainda com o FUN Academy, uma academia constituída somente por consultores, que organizam eventos “extra”.

Uma premissa na AFFINITY é a formação e o conhecimento. Neste sentido aposto no desenvolvimento da área de formação interna, dado por entidades externas, mas também por AFFINITY Players, quando reúnam as condições necessárias para assegurar uma boa formação, e ainda tenho dado os primeiros passos para a criação de uma biblioteca interna, onde todos os AFFINITY Players podem ter acesso a livros publicados recentemente.

Costumo indicar que nunca será o momento ideal para avançar, nunca teremos tudo o que precisamos, nunca iremos planear todos os cenários possíveis, contudo, juntamente com uma equipa fantástica de 150 colaboradores, temos vindo a desenvolver uma excelente empresa para se trabalhar. Onde todos têm voz, direitos e também os seus deveres bem definidos, só assim é possível continuar a fazer crescer uma empresa neste sector.

Os nossos objectivos para 2015 passam por alcançar uma estrutura com mais de 200 colaboradores, e isso no 3.º ano completo de actividade.

Pretendemos abrir uma filial da empresa na zona norte do país de forma a darmos seguimento aos vários pedidos que nos são enviados dessa zona do país.

Leia também : Os novos trunfos da IA