Agências de informação de língua portuguesa criam portal comum

A Aliança das Agências de Notícias de Língua Portuguesa decidiu hoje por unanimidade, em Brasília, a criação de um portal global de informação multimédia.

Internet connectionO portal comum vai reunir os conteúdos noticiosos de interesse mútuo com origem na geografia da língua portuguesa.

Os contornos deste portal global serão apresentados para ratificação dos chefes de Estado e de Governo durante a cimeira da CPLP no próximo ano, em Timor-Leste.

De acordo com o comunicado, “o projeto, que resultará na criação de uma marca global de informação, com webTv, congrega as agências nacionais de Angola (Angop), do Brasil (EBC-Agência Brasil), de Cabo Verde (Inforpress), da Guiné-Bissau (ANG), de Moçambique (AIM), de Portugal (Lusa) e de São Tomé e Príncipe (STP-Press), e ainda duas organizações que participaram na VI Assembleia Geral da ALP na qualidade de observadores convidados: a TDM (Macau) e a futura agência de Timor Leste, que se fez representar pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nélio Isaac Sarmento”.