Nokia confirma compra de negócio de mapas por alemães

A BMW, Audi e Mercedes vão pagar perto de 2,5 mil mihões de euros pelo negócio de mapas da Nokia, avançou hoje a agência Reuters.

Segundo esta agência, os construtores alemães uniram-se e irão partilhar iguais percentagens do negócio, conhecido como HERE, ficando juntas para evitar que os ativos caíssem nas mãos dos rivais da Internet de Sillicon Valley ou da China.

O acordo tem um valor de empreendimento de 2,8 mil milhões de euros, incluindo obrigações de aproximadamente 300 milhões de euros, pelas quais a Nokia irá compensar as três empresas, disse a companhia finlandesa nesta segunda-feira, citada pela Reuters. A agência avança ainda que a transação deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2016.

O acordo permite que as construtores ofereçam novas funcionalidades premium, como condução autónoma em seus carros de luxo, movimentando a hierarquia entre construtores, fornecedoras e rivais de software como o Uber, Google e a Apple.

“Com a aquisição conjunta do HERE, nós queremos assegurar independência desse serviço central para todas as fabricantes de veículos, fornecedores e consumidores de outras indústrias”, disse o presidente-executivo da Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, citado pela Reuters.