Alentejo terá 14 municípios inteligentes com tecnologia Cisco

Comunidades conectadas e inteligentes. Este é o objetivo de um novo projeto que vai ser desenvolvido em 14 municípios do Alentejo pela Cisco, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Estas “Smart Connected Communities” (S+CC), um conceito promovido pela Cisco, estão previstas num Memorando de Entendimento assinado entre a empresa e a ADRAL-CIMAC, que inclui a integração em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos. Uma das ideias é fomentar o acesso das pequenas e médias empresas a serviços digitais e dinamizar o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups.

O projeto é uma extensão daquilo que tem sido feito e dotou a região de uma rede de banda larga, data center de última geração e solução de Comunicações Unificadas. O novo memorando é mais um passo da região Alentejo Central no desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma partilhada.  A iniciativa está a desenvolver um condomínio digital de serviços partilhados, no qual se inserem sectores como governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

O memorando assinado prevê várias novidades. Uma delas é a criação de zonas Wi-Fi com acesso a informação para turistas e residentes, incluindo património e zonas históricas, outra é a integração de tecnologias na iluminação pública. Serão também instalados sensores de estacionamento para identificação de lugares disponíveis e sensores de métricas.

Há depois a intenção de fornecer informação estática e digital, conteúdos digitais personalizados e articulados com a vida da cidade e dinamizar o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups.

O que a rede de 14 municípios já tem é a infraestrutura necessária, incluindo a banda larga Cisco com extensão de 640 quilómetros de fibra óptica e que interliga mais de 20 entidades públicas e 200 edifícios públicos. Todas as sedes de concelho têm redes Wi-Fi e a região tem um centro de dados de última geração, baseado em Cisco ICS. A  CIMAC, ADRAL, 14 municípios, a Universidade de Évora e CCDR Alentejo também estão ligados com uma solução de comunicações unificadas.

“Esta iniciativa S+CC tem como principal objetivo o desenvolvimento de hubs de inovação que permitam a geração de conhecimento, criatividade e inovação, ao mesmo tempo que se fomenta a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencia o surgimento de novos serviços e oportunidades”, explica a Cisco. É uma abordagem que assenta em duas vertentes, colaboração e “coopetição” (cooperação num contexto competitivo).

“O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental”, adianta a empresa, que tem promovido o conceito baseado no mote “Pensar local, inovar global.”