Anúncios da Yahoo em sites europeus espalham malware

A Yahoo anunciou que alguns anúncios dos sites europeus podiam estar a espalhar software malware, potencialmente infetando milhares de utilizadores.

YahooUm representante da Yahoo afirmou que na “sexta-feira, três de janeiro, nos nossos sites europeus, servimos anúncios que não iam de encontro às nossas linhas editoriais, tendo espalhado malware”. A Yahoo afirmou, ainda, que removeu os anúncios assim que foi detetado e que os utilizadores de computadores Mac e dispositivos móveis não foram afetados.

A Fox-IT, uma empresa de segurança holandesa, escreveu no seu blog que ciber criminosos inseriram software malicioso nos anúncios apresentados na Yahoo. A empresa estima que o malware foi distribuído a, aproximadamente, 300 mil utilizadores por hora, levando a cerca de 27 mil infeções por hora. Os países mais afetados foram a Roménia, Grã-Bretanha e França.

Segundo o post publicado no blog pela Fox-IT, “não é claro que grupo específico está por detrás do ataque mas os criminosos estão claramente motivados financeiramente e parece que oferecem serviços a outros atores”.