Aon e MOBINOV celebram parceria

As duas empresas vão passar a trabalhar juntas com o objetivo de aumentar a resiliência do setor automóvel ao risco cibernético.

A Aon anunciou uma parceria com a MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel para aumentar a resiliência do setor automóvel ao risco cibernético.

O acordo agora estabelecido prevê condições preferenciais de acesso a soluções de consultoria e mitigação de risco cibernético às empresas daquele cluster automóvel.

Segundo Renata Marques, diretora do escritório do Porto da Aon, “o crescimento do setor automóvel nacional e a digitalização e automatização da atividade tornaram a cibersegurança parte fundamental da cadeia de valor da indústria face ao potencial aumento de ataques cibernéticos”.

O acordo estabelecido inclui também a utilização da ferramenta CyQu da Aon que permite uma avaliação personalizada do risco cibernético focada no sector e fileira da indústria automóvel.

A ferramenta CyQu realiza um diagnóstico à maturidade e risco das empresas para capacitá-las numa avaliação do risco cibernético e desenvolver uma estratégia de mitigação personalizada e baseada em dados concretos.

“No âmbito desta parceria reforçamos a estratégia e o posicionamento da Aon em garantir uma oferta integrada de soluções na fileira automóvel. Os riscos cibernéticos são a sexta prioridade dos gestores portugueses, de acordo com o Global Risk Management da Aon e, nesse sentido, esta parceria vai permitir capacitar as empresas para enfrentar os desafios cibernéticos no setor automóvel”, conclui Renata Marques da Aon.

A MOBINOV – Associação do Cluster Automóvel tem como missão reforçar a competitividade internacional, a inovação, o aumento do valor acrescentado, a melhoria do nível de incorporação e o desenvolvimento sustentado das exportações.

“Atualmente, muitos são os riscos associados à progressiva maior exposição das entidades ao mundo da web. Por outro lado, assistimos a um incremento das exigências dos diferentes stakeholders para a adoção e implementação de sistemas de segurança e proteção dos riscos associados ao mundo digital”, refere Fernando Machado, Diretor Geral da MOBINOV.

O panorama do risco cibernético tem vindo a sofrer mudanças em função da transformação digital e os desafios do setor automóvel estão a mudar.

A Aon e a MOBINOV pretendem assim contribuir para a mitigação do risco cibernético nas empresas do setor.