Aplicação permite visita multimédia ao Castelo dos Mouros

A aplicação móvel Talking Heritage, depois dos Parques da Pena, Monserrate e Capuchos, permite agora também visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra, com percursos e funcionalidades de realidade aumentada. Esta aplicação funciona em smartphones e tablets e permite aceder a fotografias e textos durante o percurso.

mapa_2_mourosA Talking Heritage é disponibilizada gratuitamente pela Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) e permite aos utilizadores da aplicação o acesso a informação sobre os pontos de interesse, em imagens e textos, durante a visita ao monumento.

“Permite-se o acesso a informação sobre cada um dos vários pontos de interesse, em imagens e textos, enquanto se observam, ou a partir de qualquer outro ponto. Neste novo lançamento foi também incluída tecnologia de realidade aumentada em pontos-chave da muralha, permitindo obter mais informação, in loco, sobre os pontos de interesse da paisagem, de forma dinâmica”, explica a empresa.
Durante o percurso, o utilizador tem também acesso a códigos QR que podem ser lidos por qualquer dispositivo com acesso à Internet.

“Permitir a visualização de imagens registadas durante as escavações arqueológicas em espaços que hoje não se encontram visíveis e transmitir facilmente ao visitante informações e imagens do que se encontrou nas escavações arqueológicas, bem como mais dados sobre as funções desses achados, e ainda detalhar dados históricos sobre o Castelo, desde a sua fundação, até hoje” é, segundo a Parques de Sintra, uma mais-valia da aplicação.

A Talking Heritage está disponível nos idiomas português, inglês e castelhano e é gratuita para smartphones e tablets com o sistema operativo iOS e Android. Pode aceder-se descarregando a aplicação e os respetivos percursos ou lendo os códigos QR distribuídos ao longo do Castelo através de qualquer dispositivo móvel com acesso à Internet.