App de transportes coreana quer desafiar Uber nos EUA

O serviço digital de transportes coreano KakaoTaxi está a fazer as malas e a preparar-se para ir até aos Estados Unidos. Depois de ter conseguido superar a Uber em Seoul, o serviço de apenas dois meses a considerar enfrentar a concorrente atrás das linhas do inimigo.

taxiA Daum Kakao – resultado da fusão entre o portal agregador Daum e a criadora do maior serviço de mensagens instantâneas da Coreia do Sul KakaoTalk – quer levar a sua recém-nascida aplicação KakaoTaxi até à América do Norte, com Nova Iorque entre as cidades a considerar, segundo informações avançadas à Bloomberg pelo diretor de desenvolvimento de negócio, John Jung. No entanto, o executivo disse que a decisão ainda não foi tomada.

A KakaoTaxi registou já dois milhões de pedidos e já recrutou cerca de um terço dos taxistas do país, afirmou Jung.

A popularidade deveu-se em muito ao facto de na Coreia de Sul, à semelhança do que aconteceu e acontece em muitos outros países, o serviço da Uber ter sido considerado ilegal e não estar a ser muito bem acolhido pela comunidade local de taxistas, como seria de esperar.

Jung acredita que o crescimento da KakaoTaxi é também alimentado pela sua predisposição para cooperar com o governo e com o setor nacional de táxis.

O serviço coreano difere do providenciado pela Uber, pois ao invés de procurar suplantar o setor dos táxis, procura, sim, aliar-se a ele. O KakaoTaxi indica aos taxistas onde se encontra o próximo serviço, atuando como uma autêntica central de rádiotáxi.