App IKEA Place permite testar mobiliário virtualmente

A nova aplicação da cadeia sueca usa tecnologia de realidade aumentada (RA) e permite aos clientes experimentar soluções de mobiliário e decoração num espaço, seja ela a casa ou o escritório. 

A IKEA Place tem 2000 produtos disponíveis que serão apresentados em formato 3D e projetados à escala para que cada solução selecionada tenha o tamanho, o design e a funcionalidade adequadas ao espaço em que o utilizador quer colocar a peça.

A percentagem de eficiência de escala de redimensionamento dos artigos é de 98%. O que a torna numa solução muito fiável. É também muito precisa e permite visualizar a textura do tecido, assim como a luz e a sombra que incida sobre a peça.

“A aplicação IKEA Place vai facilitar a decisão de compra e inspirar os nossos clientes a testar vários produtos, estilos e cores diferentes em espaços reais, através de um simples deslizar de dedo. A realidade aumentada e a realidade virtual irão revolucionar o mercado de retalho, tal como a internet o fez, só que desta vez isso acontecerá muito mais rápido”, afirma, em comunicado, Michael Valdsgaard, diretor de transformação digital de Inter IKEA Systems.

A app foi desenvolvida com base nova tecnologia ARKit da Apple e marca mais uma etapa na transformação digital que a empresa está a realizar. 

Para além de posicionar os produtos numa divisão, a aplicação também permite ao utilizador inserir uma imagem ou vídeo do espaço na aplicação e partilhar com amigos.

“Sabemos que o processo de compra de um sofá não é o mesmo que para comprar um tacho, ou um lençol. Muitas vezes os nossos clientes têm dúvidas no momento de comprar produtos e soluções de mobiliário e decoração para as suas casas. Através desta nova aplicação, vamos tornar todo o processo mais fácil e inspirar os nossos clientes a criarem mais espaço para a vida em casa. Esta tecnologia para além de redefinir, uma vez mais, a experiência de compra de soluções para a casa, mostra como a tecnologia nos pode ajudar a levar as boas soluções de design e decoração a ainda mais pessoas, proporcionando-lhes um melhor dia-a-dia, agora em qualquer lugar”, conclui Riccardo Navone, diretor de marketing da IKEA Portugal.

A IKEA Place vai estar disponível a partir de dia 19 de setembro, na App Store da Apple.

Veja como funciona a aplicação: