App que explica medicamentos a idosos ganha concurso do BPI

A aplicação PharmAssist, que tem como objetivo melhorar o dia a dia de pessoas com mais de 65 anos de idade ou que tenham alguma deficiência visual, ganhou recentemente o concurso Appy Day, organizado pelo BPI.

Apple iPhone with Social Media AppsEsta app, que pode ser instalada num telemóvel ou num tablet com câmara, pretende ajudar os idosos, ao reconhecer etiquetas em embalagens de medicamentos e emitindo instruções faladas em linguagem simples.

“Este é o medicamento para o colesterol. Tome agora dois comprimidos”, é o exemplo de uma instrução falada da aplicação. O objetivo passa pela eliminação das dificuldades decorrentes da enorme variedade de caixas, marcas e dosagens de medicação, permitindo aos familiares ou aos profissionais de saúde programarem, à distância, alertas para a hora de toma dos medicamentos, e saberem se essa toma foi concretizada.

Em segundo lugar no concurso ficou uma aplicação que pretende facilitar o contacto entre instituições de solidariedade e entidades que tenham excedentes de alimentos.

A PharmAssist também foi distinguida pelo público, tendo ganho um total de 14 mil euros, tablets e uma sessão de formação no Google em Londres.