Apple anuncia novos Mac ainda em outubro

Os fãs da Apple podem-se ir preparando, porque a empresa vai anunciar novos Mac no final deste mês. A expectativa é de que o Macbook Pro seja finalmente revitalizado nesse evento, marcado para 27 de outubro.

A Apple ainda não confirmou o evento, mas os rumores repetem-se e o site Recode, que não costuma falhar, avança uma data. Faz sentido: a empresa libertou o novo sistema operacional MacOS Sierra em setembro, mas não lançou qualquer novo Mac com o software.

Há algum tempo que a Apple não faz mudanças significativas na sua linha de Mac, e a maior expectativa do mercado é que seja a vez do MacBook Pro – a última grande renovação que aconteceu em 2012. Entre as novidades que circulam está uma linha de “teclas” dinâmicas no ecrã (touch) que o utilizador pode personalizar.

Tem também a Siri, assistente digital que foi adicionada ao MacOS Sierra e poderá ser incentivada nos novos modelos.

O evento não deverá acontecer em São Francisco, mas sim perto de Cupertino, onde é a sede da Apple – e onde o CEO Tim Cook tem escolhido fazer os lançamentos mais recentes.

Curiosamente, ou não, nessa mesma semana a Microsoft organiza um evento dedicado a hardware para Windows 10. Aliás, é no dia anterior que a Microsoft revela as suas novidades na quarta-feira, em Nova Iorque, e a Apple procurará ofuscar a sua rival com novos Mac na quinta-feira, na Califórnia.

Bloomberg já tinha noticiado que um novo desktop iMac está nos planos, além de novos MacBook Air. Também falou num monitor 5K.

A Apple precisa de dar um empurrão nas suas vendas de Mac, que durante vários trimestres contrariaram a tendência do resto do mercado de PC, mas em 2016 não resistiram. No segundo trimestre do ano, as vendas caíram de 4,8 para 4,4 milhões, segundo a IDC.