Apple compra startup de saúde Gliimpse

A Apple comprou a startup especializada em saúde Gliimpse, por um valor que não foi revelado. Esta é uma pequena empresa que monitoriza dados pessoais de saúde do utilizador.

A notícia da compra foi avançada pela Fast Company, segundo a qual esta é a primeira aquisição da equipa de saúde digital da Apple. A Gliimpse foi fundada em 2013 e tem sede em Silicon Valley. O seu foco é específico, virado para pacientes com doenças como cancro e diabetes.

A plataforma da startup permite ao utilizador recolher, personalizar e partilhar uma imagem dos seus dados de saúde. O primeiro financiamento da Gliimpse veio do empreendedor Anil Sethi, o criador da Sequoia Software que iniciou carreira nos anos oitenta na Apple (bela coincidência, ou talvez não).

De acordo com a Fast Company, a aquisição terá ocorrido há alguns meses, mas nenhum anúncio oficial foi feito. Nada que surpreenda: a Apple não tem por costume fazer comunicados ou explicar porque compra certas companhias. Normalmente, a gigante de Cupertino envia um comunicado standard quando questionada, e foi isso mesmo que fez dessa vez. A empresa de Tim Cook confirmou o negócio dizendo: “a Apple compra empresas de tecnologia mais pequenas de tempos a tempos, e no geral não discutimos nosso propósito ou planos.”

Com essa aquisição, o investimento da Apple no setor de saúde digital sai reforçado. É uma área que a empresa está muito interessada em desenvolver – e onde prometeu mais inovações em breve, em particular com a nova versão do Apple Watch. A Gliimpse encaixa na perfeição nesses esforços, já que permite recolher e controlar todo o fluxo de informação que o utilizador gera através dos vários gadgets que utiliza.

Recentemente, a Apple recrutou um endocrinologista pediátrico que programou uma aplicação para adolescentes com diabetes usando o HealthKit.

O motivo pelo qual a companhia tem estado muito interessada em pequenas startups é que essas aquisições não chamam a atenção dos reguladores – será o caso da Gliimpse também.