Apple diz que iOS 10 já está em 54% dos dispositivos móveis

Dados oficiais da Apple colocam a taxa de adoção do iOS 10, a mais recente iteração de seu sistema operacional móvel, nos 54%. Isso significa que um pouco mais de metade dos utilizadores já descarregou o sistema, mas os dados não batem certo com estimativas anteriores.

No site de apoio aos programadores, a Apple mostra um gráfico com a percentagem de dispositivos a usar as várias versões do sistema operativos. São 54% para o novo iOS 10, 38% com iOS 9 e 8% com versões anteriores.

As informações foram recolhidas através da App Store a 7 de outubro, sendo bem recentes. No entanto, não batem certo com os dados noticiados anteriormente por empresas de pesquisa. Tanto a Mixpanel como a Fiksu anunciavam que o iOS 10 estava instalado em 66% dos dispositivos móveis Apple, percentagem mais próxima de dois terços que de metade.

A diferença está relacionada com o método: as empresas de pesquisa mediram o número de dispositivos com iOS utilizando apps desenvolvidas com o SDK da empresa. Ambas registaram centenas de milhões de usuários únicos, o que permitia extrair conclusões com algum grau de certeza.

No entanto, o iOS 10 teve um começo conturbado e a Apple não enviou mensagens a pedir aos utilizadores que fizessem a atualização durante as primeiras duas semanas, enquanto trabalhava para corrigir os erros. Quando essas notificações começaram a aparecer, no final de setembro, o ritmo de adoção do novo sistema operacional explodiu.

Em comparação com o novo Android Nougat, a transição para iOS 10 está a ser bem mais rápida. O TechCrunch apresenta uma tabela com dados do sistema operacional da Google e o Nougat ainda não é o mais utilizado: está em apenas 0,1% dos dispositivos Android. A versão anterior, Marshmallow, está em 18,7% dos aparelhos, mas a KitKat e Lollipop continuam muito fortes.