Apple e IBM fazem parceria para mobilidade empresarial

A Apple e a IBM anunciaram um acordo de parceria para a área de mobilidade empresarial. Na prática, isto significa que, por exemplo, serão criadas uma série de apps para iPhone e iPad vocacionadas para o negócio e que visam tirar proveito das capacidades de analítica e Big Data da IBM.

rometty-cook

O objetivo das duas tecnológicas é redefinir a forma como as empresas trabalham, endereçando os atuais desafios de mobilidade no ambiente profissional. Para tal, serão criadas mais de 100 soluções empresariais específicas para indústrias – em especial, para os setores de retalho, saúde, banca, viagens e transportes, telecomunicações e seguros –, onde se incluem apps nativas, desenvolvidas de raiz, para iPhone e iPad. Esta iniciativa, denominada ‘IBM MobileFirst for iOS Solutions’, começará a estar disponível no Outono e continuará a apresentar novidades em 2015.

Além disso, os serviços de cloud da IBM serão otimizados para iOS, com destaque para as áreas de gestão de dispositivos, segurança, analítica e integração móvel. A IBM também terá novos pacotes de ofertas para fornecimento, ativação e gestão de dispositivos, enquanto o serviço e suporte Apple Care estará adaptado às necessidades empresariais.

Um dos pontos mais curiosos deste acordo é que vai fazer com a IBM também possa vender, a nível mundial, iPhones e iPads equipados com soluções específicas para a indústria a que se dirigem.

A parceria prevê igualmente a disponibilização da ‘IBM MobileFirst Platform for iOS’, uma plataforma que oferecerá serviços como analítica, workflow, armazenamento na cloud, gestão de dispositivos, segurança e integração. Todos estes serviços estarão disponíveis na Bluemix, a plataforma de desenvolvimento da IBM no seu Cloud Marketplace.

“Pela primeira vez, estamos a colocar a reputada analítica de Big Data da IBM nas mãos dos utilizadores de iOS, o que abre uma grande oportunidade de mercado para a Apple. Isto é uma mudança radical para as empresas e algo que apenas a Apple e a IBM conseguem oferecer”, sublinha Tim Cook, CEO da Apple.