Apple paga 32,5 milhões por compras de falsas apps gratuitas

A Apple vai indemnizar os pais dos jovens que compraram aplicações supostamente gratuitas no valor mínimo de 32,5 milhões de dólares, ou seja, 23,9 milhões de euros.

Apple-Building-LogoEsta medida, resultado de um acordo com a Comissão Federal do Comércio, condena a Apple a indemnizar os utilizadores vítimas de um mecanismo pouco claro de compras em aplicações que se dirigiam sobretudo a jovens, e que eram supostamente gratuitas.

A multinacional norte-americana aceitou alterar as regras associadas à faturação de compras, para garantir que todas as compras feitas na loja de aplicações sejam consentidas pelos utilizadores.

A FTC considera que a empresa deve ser mais clara na informação que disponibiliza sobre o efeito da introdução das credenciais do utilizador na loja de aplicações.

O processo da FCT foi desencadeado depois do regulador ter recebido milhares de queixas sobe o tema, havendo mesmo relatos de faturas com valores acima dos 2500 dólares em compras, o que corresponde a 1835 euros. Cada compra pode variar entre os nove e os 99 dólares (6,6 e 72,7 euros).

A Apple garantiu que vai cumprir a decisão da FCT mas considera que está a ser julgada duas vezes pelo mesmo caso.