Apple pede recolha de adaptadores de tomada para Mac

A Apple está a pedir a recolha voluntária dos seus adaptadores de corrente vendidos na Europa, Brasil, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, devido ao risco de choque elétrico.

De acordo com o comunicado da fabricante, alguns modelos destes adaptadores de tomada de dois pinos podem partir-se, o que dará choque elétrico caso os utilizadores lhes toquem. A Apple diz que tem conhecimento de 12 casos de incidentes com estes adaptadores, pelo que decidiu fazer uma recolha voluntária.

Os adaptadores em causa foram vendidos entre 2003 e 2015 com os computadores Mac e alguns dispositivos iOS, diz a marca, sem especificar. Foram também incluídos no kit de adaptadores universais de corrente Apple.

“A segurança dos nossos clientes é sempre a prioridade máxima da Apple, pelo que decidimos substituir gratuitamente todos os adaptadores de tomada de parede afetados por um adaptador novo e reformulado”, informa a empresa no comunicado. De notar que a recolha não engloba os adaptadores de corrente USB (os mais comuns em aparelhos iOS), nem adaptadores de tomada de parede comprados nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Japão.

Para identificar a necessidade de trocar o adaptador, o utilizador deve verificar se este tem 4 ou 5 caracteres na ranhura interior onde se encaixa. Os adaptadores reformulados têm o código de três letras da região na ranhura, que em Portugal corresponderá a “EUR” e no Brasil “BRA.” Se não encontrar estas letras, deve trocar o adaptador.

A substituição pode ser feita num centro de assistência autorizado Apple, sendo que o utilizador deverá ter o número de série do Mac (ou do dispositivo iOS em causa) à mão. Este número encontra-se na superfície do produto, ou também pode ser identificado ligando-o ao iTunes, procurando em “Acerca deste Mac” no menu do computador ou em Definições > Geral > Acerca num iPhone ou iPad. Também está especificado no recibo de compra.

O mesmo processo é válido para quem comprou um kit de adaptadores universais de corrente, ou Apple World Travel Adapter Kit.

Estas e outras informações sobre o adaptador podem ser consultadas no site de suporte da Apple.