Apple por uma condução mais segura

A tecnológica multinacional norte-americana dará o próximo grande passo na área de tecnologia de mãos-livres para smartphone, quando esta semana apresentar no Geneva Motor Show o seu novo sistema integrado iPhone por controlo de voz.

carplay

Com o seu sistema CarPlay a estrear-se em veículos da Ferrari, da Mercedes-Benz e da Volvo, a Apple vai demonstrar de que forma o seu software permite uma condução mais segura, permitindo que os condutores possam operar o seu iPhone através de toque e de voz.

Apesar de a indústria automóvel já ter desenvolvido funcionalidades que permitam o acesso ao smartphone através de Bluetooth, a Apple pretende integrar a ferramenta para iPhone de forma mais eficaz e subtil, recorrendo a um ecrã implementado no painel de bordo do automóvel e a um sistema de colunas altifalantes.

O CarPlay permite que os condutores, sem sequer tirarem as mãos do volante ou os olhos da estrada, acedam aos contactos telefónicos armazenados no dispositivo iPhone, efetuem ou retribuam chamadas telefónicas, ou oiçam mensagens de voz.

“Com uma simples palavra ou toque”, diz a Apple, os condutores podem também ter acesso a mapas, música ou às suas mensagens. E, utilizando o software de ativação por voz Siri da Apple, os condutores poderão ler e responder a mensagens.

Contudo, a tecnológica californiana revela que, em breve, o sistema CarPlay encontrar-se-á disponível para outras fabricantes de viaturas, como a BMW, a Ford, a General Motors, a Honda, a Hyundai, a PSA Peugeot Citröen, a Subaru, a Suzuki e a Toyota Motor Corp.