Apple lança app Swift Playgrounds para ensinar a programar

A linguagem de programação Swift, que a Apple lançou há dois anos, vai tornar-se mais acessível. Tornou-se open source em dezembro e agora a empresa quer que seja a primeira linguagem aprendida pelos programadores do futuro.

Foi por isso que o CEO da empresa, Tim Cook, anunciou no final da conferência na WWDC que será lançada a aplicação Swift Playgrounds para iPad. “Porque a Swift é tão simples de aprender, tem o potencial de trazer muito mais gente para a programação”, explicou Cook.

A Swift Playgrounds tem assim uma interface interativa, muito colorida, desenhada especialmente para estudantes e principiantes. Usa gráficos imersos, puzzles e uma abordagem causal – se mudar isto aqui, é assim que vai aparecer. Cook referiu que a linguagem já é usada em mais de 100 mil aplicações, desde o Twitter à Lyft.

“Gostava muito que a Swift Playgrounds existisse quando eu comecei a aprender a programar”, brincou Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software, dizendo que a app é a única do seu género que tanto é fácil de usar como poderosa o suficiente para escrever código “a sério.” 

Quem é membro do Apple Developer Program já pode espreitar a preview, sendo que a app estará disponível em beta público em julho, paralelamente ao iOS 10. A versão final estará disponível na App Store no outono. 

Os estudantes poderão aprender conceitos centrais de programação, tais como comandos, criação de funções e uso de código condicional e variáveis.

A Swift Playgrounds foi anunciada quase no final da keynote de arranque da Worldwide Developer Conference da Apple, que decorre esta semana em São Francisco.